quinta, 25 de abril de 2024
Expansão

Telefónica (TLNC34) faz acordo com NEC para pilotos de Open RAN em 4 mercados, incluindo Brasil

O objetivo da empresa é alcançar pelo menos um total de 800 sites para uso comercial a partir de 2022.

14 setembro 2021 - 12h27Por Reuters

Por Flora Gómez, da Reuters - A espanhola Telefonica SA (TLNC34) anunciou nesta terça-feira um acordo com a NEC Corporation para realizar testes pré-comerciais da tecnologia Open Radio Access Network (Open RAN) em seus quatro principais mercados - Espanha, Alemanha, Reino Unido e Brasil.

Nesses quatro países, a NEC atuará como o principal integrador de sistemas para implementar e testar soluções Open RAN baseadas em vários provedores. O objetivo é alcançar pelo menos um total de 800 sites para uso comercial a partir de 2022.

A tecnologia O-RAN, que permite a interoperabilidade de hardware e software abertos, e interfaces para redes de celulares móveis, torna mais fácil para os provedores de serviços acelerar a implantação de redes 5G por meio de uma arquitetura aberta.

Além disso, a Telefónica e a NEC vão colaborar na validação e implementação da tecnologia Open RAN no Laboratório de Tecnologia e Automação da Telefónica, em Madri.

Por sua vez, o Centro de Excelência Global Open RAN (CoE) da NEC no Reino Unido servirá para integrar e desenvolver casos de uso com a Telefónica.

"Graças ao nosso compromisso de longo prazo com a NEC, conhecemos em primeira mão sua competência tecnológica e prática, bem como seu foco constante em priorizar o cliente, e estamos seguros de que são os sócios adequados para esta iniciativa, altamente estratégica", disse a Telefónica em um comunicado à imprensa.