sexta, 19 de abril de 2024
Abertura de mercado

O que esperar para bolsa e câmbio no Brasil nesta 4ª-feira (13)

Confira as principais notícias, a agenda das autoridades e o informe corporativo do dia

13 outubro 2021 - 09h58Por Investing.com
 - Crédito: M. B. M. via Unsplash

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Nesta volta do feriado, o mercado está de olho na participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, no 44º encontro do Comitê Monetário e Financeiro Internacional do FMI, que deve focar na inflação do país.

O Ibovespa Futuros avançava 0,09%, às 09h25 desta manhã, enquanto o dólar futuro caía 0,31%, a R$ 5,5375.

EUA

Nos Estados Unidos, após dados de inflação no país, os futuros da Nasdaq 100 sobem 0,40%, enquanto os da Dow Jones e da S&P 500 avançam 0,11% e 0,17%, respectivamente.

Covid-19: Brasil

O Brasil contabilizou 185 novas mortes e 7.359 novos casos de Covid-19 no país, conforme dados divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde.

Com isso, o total de óbitos pela doença chegou a 601.398, ao passo que o acumulado de casos subiu a 21.590.097.

FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu em 0,5 p.p. a expectativa de crescimento do PIB brasileiro entre 2020 e 2022, para 2,4%.

Porém, a entidade manteve a sua previsão de alta na economia global e de países emergentes em 7,6% e 9,5%, respectivamente.

A piora no cenário do Brasil está ligada à escalada da inflação. O FMI espera que esse índice suba 7,9% neste ano e 4% em 2022.

A projeção está abaixo do consenso de especialistas nacionais, que, segundo o Boletim Focus, estima um IPCA de 8,59% em 2021 e de 4,17% para o próximo ano.

Resposta de Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou em entrevistas à Bloomberg e à CNN Internacional que a inflação representa a principal dificuldade da economia brasileira no momento, mas minimizou ao dizer que esse problema afeta o mundo todo.

Guedes afirmou que não acredita que a inflação deve continuar em trajetória de alta, pois o Banco Central tem atuado na questão e também disse que previsões, como a do FMI, estão constantemente erradas.

Mais notícias

Zona do Euro - A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que a produção industrial nos dezenove países que usam o euro caiu 1,6% em agosto sobre julho, e tiveram alta de 5,1% na comparação anual.

Auxílio emergencial - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo só considera estender o auxílio emergencial se nova variante de Covid-19 surgir.

Agenda das autoridades

Jair Bolsonaro - Cerimônia de Entrega de Títulos de Propriedade Rural; Reunião com Pedro Cesar Sousa, Subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Paulo Guedes - Early Warning Exercise – IMF; Participa da 4ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20; Reunião com o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann; Entrevista no Brazil’s economic outlook.

Campos Neto - Participa de Reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI); jantar com Nestor Forster Jr., Embaixador do Brasil em Washington, Ministro da Economia Paulo Guedes , Roberto Fendt Junior, Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Alfredo Gomes, Secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Rodrigo de Oliveira Godinho, Ministro-Conselheiro para Assuntos Econômicos da Embaixada do Brasil em Washington, Flávio Augusto Viana Rocha, Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Afonso Bevilaqua, Diretor-Executivo no FMI, e Abraham Weintraub, Diretor Executivo no Banco Mundial.

Informe corporativo

Embraer (SA:EMBR3) - A Embraer anunciou na edição 2021 da convenção e exposição da National Business Aviation Association (NBAA), que o Centro de Serviços de Jatos Executivos em Fort Lauderdale, na Flórida, EUA, foi certificado como Centro de Instalação Aeroespacial Collins BE (Collins BE Aerospace Completion Center) para estofamento e assentos de aeronaves já em operação.

Em nota à imprensa, a empresa informa que as atualizações estão disponíveis para os jatos executivos Legacy 450, Legacy 500, Praetor 500 e Praetor 600.

Oi (SA:OIBR3) - A Oi busca sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para sair da proteção de credores, segundo o Valor Econômico.

Carrefour (SA:CRFB3) - O Carrefour encerrou as negociações em torno de um acordo com a Auchan, uma varejista francesa de alimentos. As duas partes não chegaram a um denominador comum, de acordo com o Valor Econômico.

Kora (SA:KRSA3) - A Kora Saúde Participações informou que sua subsidiária Camburi Participações comprou 80% do Grupo Oto, um dos maiores grupos hospitalares do Ceará, por R$ 248 milhões.

B3 (SA:B3SA3) - A B3 estuda mudar as regras do Ibovespa para incluir BDRs na sua composição, segundo a Coluna do Broadcast, para acompanhar a liquidez de empresas listadas nos Estados Unidos, como a XP e, no futuro, o Banco Inter.

Ambipar (SA:AMBP3) - A Ambipar informou a aquisição, através de sua controlada integral Environmental ESG Participações, do controle acionário da Brasil Coleta Gerenciamento de Resíduos Ltda., por meio da celebração do Contrato de Compra e Venda de Ações.