sexta, 19 de abril de 2024
Desistência

Nova Harmonia, Rio Energy e Hortigil cancelam pedidos de IPO

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários, 61 desistências de ofertas públicas iniciais de ações já foram informadas neste ano

13 setembro 2021 - 11h40Por Redação SpaceMoney
IPOIPO - Crédito: Shutterstock

Nova HarmoniaRio EnergyHortigil Hortifruti cancelaram seus processos de ofertas públicas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês), de acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O grupo de loteamento urbano Nova Harmonia, com sede em Goiás, havia solicitado registro em fevereiro deste ano. A companhia surgiu no final do ano passado da união entre a Harmonia Urbanismo e a Nova Bairros Planejados, e atua com foco em cidades com população a partir de 75.000 habitantes, um universo de 436 municípios, especialmente dedicada às regiões Norte e Centro-Oeste do país.

Já a Rio Energy, companhia de energia renovável controlada pelo grupo norte-americano de private equity Denham Capital, pediu registro para realizar seu IPO em março. 

À época, a Rio Energy informou, em seu prospecto preliminar, deter três parques eólicos operacionais que somam quase 485 megawatts em potência instalada, na Bahia e no Ceará.

Por fim, a Hortigil, dona das marcas Natural da Terra e Hortifruti, encaminhou à CVM seu pedido de registro de IPO em abril. 

A companhia informava, à época, possuir 4,24% do mercado do Rio de Janeiro e 1,70% de São Paulo. Das mais de setenta lojas, cinquenta e três estavam localizadas no Rio de Janeiro, quinze em São Paulo, duas no Espírito Santo e uma em Minas Gerais.

Desistências

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários, sessenta e uma desistências de IPOs já foram informadas neste ano.

O número, no entanto, considera companhias que desistiram da oferta por meio da Instrução CVM 400, mas que emplacaram suas ofertas públicas iniciais de ações com esforços restritos, com base na Instrução 476.

São os casos de Dotz (DOTZ3), Livetech (LVTC3), 3Tentos (TTEN3), Agrogalaxy (AGXY3), entre outras.

Interrupção

No sistema da autarquia, constam ainda as ofertas de Alphaville, São Salvador Alimentos, Intercement Brasil, Tópico Locações de Galpões e Humberg Agribrasil com processo interrompido, a pedido das próprias companhias, conforme o artigo 10 da Instrução 400 permite, por um período máximo de até sessenta dias úteis.

Com informações de Valor.