sexta, 29 de março de 2024
Casos de vaca louca

Minerva (BEEF3) espera breve volta das exportações de carne entre Brasil e China e não vê impactos

Subsidiária Athena Foods seguirá atendendo a demanda chinesa de carne bovina

06 setembro 2021 - 10h00Por Redação SpaceMoney
Fachada Minerva FoodsFachada Minerva Foods - Crédito: Reprodução

Em comunicado nesta segunda-feira (6), a Minerva (BEEF3) informou que a subsidiária Athena Foods seguirá atendendo a demanda chinesa de carne bovina, após a suspensão de exportações do produto brasileiro por conta da confirmação de dois casos de vaca louca atípica na semana passada.

A Minerva, principal exportadora de carne bovina na América do Sul, disse que foi notificada no último sábado (4) pelo Ministério da Agricultura sobre a suspensão temporária devido a casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina Atípica (EEB), doença da vaca louca, em Mato Grosso (MT) e Minas Gerais (MG).

De acordo com a empresa, a operação em outros países permitirá que a companhia atenda os clientes “sem comprometer” a participação do mercado.

A exportadora ainda disse que desde 2015 a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) exclui a ocorrência de casos de EEB atípica para efeitos do reconhecimento do status oficial de risco do país, "sendo que a doença pode ocorrer de forma espontânea e esporádica em todas as populações de bovinos do mundo".

“Em função disso, a Minerva acredita que, tal qual em períodos anteriores, a suspensão das exportações brasileiras é temporária e deverá ser retomada em um curto espaço de tempo”, completou.

*Com informações da Reuters