quarta, 24 de abril de 2024
Reflexos

Crise da chinesa Evergrande derruba bolsas ao redor do mundo

Ações da empresa do setor imobiliário despencaram mais de 10%

20 setembro 2021 - 10h48Por Redação SpaceMoney
EvergrandeEvergrande - Crédito: Reuters

As principais bolsas de valores do mundo iniciaram a segunda-feira (20) em queda diante da crescente preocupação do mercado com a situação da Evergrande, empresa do setor imobiliário chinês.

Durante o final de semana, surgiram notícias de que a Evergrande passou a pagar seus credores com imóveis. A empresa, que enfrenta grave crise financeira, tem mais de US$ 300 bilhões em dívidas, e a terá um dia decisivo na próxima quinta-feira (23), quando vencerão cerca de US$ 83 milhões em juros sobre bônus emitidos.

Para se ter uma noção da situação, as ações da Evergrande, que somente neste ano já perderam 80% do valor, recuaram mais de 10% hoje.

Além dos problemas com a incorporadora chinesa, também há muitas dúvidas sobre o pacote trilionário de estímulo dos Estados Unidos.

O cenário fez com que as principais bolsas de valores do mundo operassem com fortes quedas no início dessa segunda. Os índices europeus recuaram próximos aos 2%, enquanto os índices futuros de Wall Street sinalizam abertura no vermelho em Nova York.