sexta, 26 de abril de 2024
Balanço

Credit Suisse espera alta nas vendas de cerveja da Ambev (ABEV) no 3º tri, mas queda em volumes

As vendas de cerveja Brasil da Ambev devem crescer cerca de 8% no terceiro trimestre

05 outubro 2021 - 11h02Por Reuters
AmbevAmbev - Crédito: Ambev/Divulgação

Por Paula Arend Laier, da Reuters - As vendas de cerveja Brasil da Ambev devem crescer cerca de 8% no terceiro trimestre, enquanto os volumes devem recuar ao redor de 1%, estimou a analista do Credit Suisse Marcella Recchia, em relatório nesta terça-feira (5).

"Mais uma vez, as iniciativas de precificação (carry no quarto trimestre de 2020 e aumentos em junho), melhor mix ajudado pela inovação e reabertura local, bem como a otimização de descontos apoiaram a força de preço/mix", afirmou.

Ela acrescentou que não espera efeito nos volumes ou preço/mix com o aumento de preços anunciado para outubro.

Para o resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), a analista calcula queda de 14% ano a ano do ano passado, para 1,9 bilhão de reais, com margem de 26,5%.

Recchia estima pressão de custos (com alta de 18% no custo de produto vendido à vista/hl ano a ano) e despesas com vendas, gerais e administrativas mais pesadas (+21%), em última análise lideradas por maiores acúmulos de bônus e gastos com marketing.

"Embora a pequena queda no volume possa surpreender positivamente, acreditamos que os investidores continuem focados na trajetória de recuperação da margem Ebitda no futuro."

Ela reiterou a recomendação 'outperform' para as ações da fabricante de bebidas, mas reduziu o preço-alvo dos papéis de 21,50 para 18,50 reais, citando estimativa de lucro menor em 2022 com pressão de custo de insumos e maior custo de capital.

Na véspera, as ações fecharam a 15,04 reais, com a performance em 2021 negativa em 3,44%.

Ambev divulga seu balanço do período de julho a setembro no dia 28 de outubro.