sexta, 19 de abril de 2024
Fique atento

Confira os assuntos que podem movimentar o mercado nesta sexta-feira (10)

Recuperação da Ibovespa, carta de Bolsonaro e mais destaques

10 setembro 2021 - 07h25Por Redação SpaceMoney

Balanço das bolsas

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (9), reagindo fortemente na última meia hora do pregão após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgar uma nota oficial na qual afirmou respeito pelas instituições. Antes disso, a Bolsa mantinha leve queda.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,72%, a 115.360,86 pontos, tendo chegado a 116.353,62 pontos no melhor momento do dia (+2,59%). O volume financeiro na sessão somou R$ 38,9 bilhões.

As bolsas de Nova York fecharam em baixa, após oscilarem perto da estabilidade durante grande parte do dia. Os investidores acompanharam atentamente as falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed), logo depois do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos apontar redução acima do esperado nos pedidos de auxílio-desemprego no país na semana passada.

Na Europa, os principais índices não tiveram sinal único, com investidores avaliando a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). As bolsas chegaram a recuar mais cedo, depois ficaram mistas após a decisão.

Já na Ásia, as bolsas fecharam a quinta novamente sem direção única, com parte delas acompanhando as perdas da quarta-feira em Wall Street após um relatório do Fed mostrar que a atividade econômica dos Estados Unidos desacelerou nos últimos meses.

Dólar

O dólar fechou em alta contra o real nesta quinta-feira após as declarações em tom apaziguador do presidente Jair Bolsonaro sobre a crise entre os Poderes. Antes disso, a previsão era de que a moeda encerrasse o pregão em leve queda.

A moeda à vista teve desvalorização de 1,86%, a R$ 5,2273. Essa foi a maior queda porcentual desde 24 de agosto (-2,23%).

Veja os assuntos mais importantes:

Trégua entre poderes

No final da tarde desta quinta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro escreveu uma carta à nação, com apoio do ex-presidente Michel Temer, para acalmar os ânimos e para com os ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Nela, o presidente declarou respeito às instituições da República e disse que suas palavras “decorrem do calor do momento”.

Imediatamente, o índice Ibovespa, principal índice brasileiro, reverteu a baixa de 0,60% para alta de 2,60%, assim como ocorreu com o dólar.

Comércio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai publicar nesta sexta-feira as vendas do comércio no país durante o mês de julho. O dado é importante pois revela o aquecimento do setor.

Inflação ao produtor nos Estados Unidos

Hoje também será divulgado a Inflação ao Produtor (IPP) dos EUA. O índice mede a variação nos preços para os produtores, que costuma ser repassada ao consumidor e tem impacto na inflação.

A inflação nos Estados Unidos é um tema que vem preocupando os investidores, uma vez que tem crescido acima do esperado, podendo levar o país a elevar a taxa de juros.

*Com informações da Investing.com, Reuters, Estadão e UOL