quinta, 28 de março de 2024
Burger King

BK (BKBR3) promete comida livre de ingredientes de origem artificial até 2025

Máster franqueada do Burger King e Popeyes no Brasil estabeleceu compromissos para políticas Ambientais, Sociais e de Governança

19 outubro 2021 - 12h38Por Redação Spacemoney
Burger King/Reprodução - FacebookBurger King/Reprodução - Facebook - Crédito: Burger King/Reprodução - Facebook

A BK Brasil, máster franqueada do Burger King e Popeyes no país, acaba de anunciar seus compromissos de ASG para o mercado. As metas estabelecidas são focadas em três pilares de sustentabilidade: Nossa Comida, Nossa Pegada e Nossa Gente.

A partir dessa subdivisão, a companhia apresenta os avanços de suas iniciativas e políticas Ambientais, Sociais e de Governança, com foco em um desenvolvimento mais sustentável, olhando para o consumo consciente e futuro da indústria de fast-food.

Além de um portfólio 100% clean, a organização anuncia compromissos voltados para a diversidade, como a presença feminina em 50% dos cargos de liderança, e políticas voltadas para o meio-ambiente, como o reaproveitamento de resíduos e descarte responsável de detritos em todos os restaurantes das redes.

A companhia também prevê o acompanhamento ainda mais próximo da cadeia produtiva para garantir o cumprimento e a implementação das melhores práticas de sustentabilidade. 

Comida

Dentre os destaques dos compromissos da BK Brasil, está a  oferta de comida de verdade e que seja livre de conservantes, aromatizantes e aditivos de fontes artificiais, reforçando uma preocupação em promover a transformação pertinente para toda sociedade.

Essa revolução no cardápio tem como foco as marcas Burger King e Popeyes e o cumprimento da iniciativa tem previsão para acontecer até 2025.

Em setembro de 2020, o Burger King anunciou a retirada de todos os ingredientes de origem artificial do Whopper, chegando ao número de 277 milhões de toneladas de conservantes artificiais a menos em seu carro-chefe.

Atualmente, 70% do cardápio do Burger King já é livre desses ingredientes artificiais e essa iniciativa global faz parte de um movimento chamado Feel Good About the Food, que contempla uma série de transformações no portfólio e posicionamento, como, também, o lançamento do sanduíche Veggie e do Whopper de Plantas (plant-based).

Meio Ambiente

As ações vão além e os compromissos reúnem diversas iniciativas, entre elas a redução em 30% da emissão de Gases do Efeito Estufa em toda companhia até 2030. Com a Geração de Energia Distribuída, o Burger King do Brasil já reduz 1.500 toneladas de emissão de CO² por ano da sua operação própria, equivalente a plantação de 6.000 árvores no ano.

Com um olhar para as questões de eliminação do fornecimento de plástico para clientes em seus restaurantes até 2025, tanto o Burger King quanto o Popeyes extinguiram desde 2018, o uso canudos de plástico, gerando uma redução de 31MM canudos/ano, o equivalente a 105 toneladas de matéria prima anual.

Para além disso, desde 2020, o Burger King já não usa mais caixinhas de papelão no combo King Jr, atingindo a economia de mais de 119 toneladas de papel por ano. A marca também extinguiu caixas para a entrega dos seus sanduíches. No lugar, são utilizadas somente lâminas de papel para embalar os produtos.

Diversidade e Inclusão

Dentro do pilar “Nossa Gente” a companhia assumiu um compromisso de evolução nos processos de recrutamento e seleção para que sejam livres de pré-julgamento, até 2023.  No entanto: pelo terceiro ano consecutivo, a BK Brasil realiza um processo seletivo às cegas para trainee, priorizando as habilidades técnicas e comportamentais de cada um.

Entre outras metas estabelecidas está a garantia de 50% de representatividade feminina na liderança do corporativo e restaurantes até 2025. Atualmente, a presença feminina em seus restaurantes é de 49,59%, um total ponderado entre todos os cargos: Gerências Regionais, Coordenações de Operações, Gerências de Negócios e Coordenações de Turno.

Também está no radar aumentar a representatividade de grupos diversos (Pretos, PCDs, LGBT+s e Senioridade) no corporativo até 2025.
 

“Na BK Brasil, trabalhamos arduamente para construir marcas queridas entre os consumidores, com muito orgulho das nossas pessoas, nossa cultura e cientes do nosso papel na sociedade.Temos como objetivo servir comida de verdade, com a melhor qualidade, inovação, bons ingredientes e de forma cada vez mais sustentável. Acreditamos que os compromissos oficialmente lançados firmam um pacto global, impactando positivamente a sociedade e o futuro do nosso planeta”, afirma Iuri Miranda, CEO da BK Brasil.