sexta, 19 de abril de 2024
Viagem espacial

Amazon (AMZO34) leva capitão Kirk pela primeira vez para o espaço

Depois do CEO Jeff Bezos, fundador da Amazon, ir até o espaço em julho com a Blue Origin, agora foi a vez do ator William Shatner

13 outubro 2021 - 12h55Por Redação Spacemoney
William ShatnerWilliam Shatner - Crédito: REUTERS/Phil McCarten

Depois do CEO Jeff Bezos fazer uma viagem espacial em julho com a Blue Origin, agora foi a vez do ator William Shatner. Famoso por interpretar o Capitão Kirk de Jornada nas Estrelas, ele é o mais novo convidado da empresa espacial a embarcar na nave New Shepard.

Com 90 anos, Shatner se tornou o humano mais velho a ir ao espaço. Ele quebra o recorde de Wally Funk, pioneira da aviação de 82 anos, que esteve a bordo da missão com Bezos.

Decolagem

Depois de três remarcações para a decolagem, a New Shepard, veículo autônomo e reutilizável, decolou oficialmente às 11h50 no horário de Brasília.

Por volta de três minutos depois, os tripulantes alcançaram a Linha de Kárman, que marca a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço a uma altitude de 100 quilômetros em relação à Terra. É quando os passageiros podem sair de seus assentos e aproveitar a gravidade zero.

A nave não conta com câmeras ao vivo, mas foi possível escutar o que Shatner achou da falta de gravidade: "Isso é diferente de tudo que já vi". A descida amortizada por paraquedas aconteceu às 12h00.

NS-18

A missão da Blue Origin estava originalmente programado para terça-feira (12), mas foi remarcado pelas condições do vento.

Junto com Shatner, estavam a bordo Chris Boshuizen, fundador da Planet Labs, uma companhia focada na observação da Terra, o microbiologista Glen de Vries e Audrey Powers, a primeira funcionária da Blue Origin a embarcar ao espaço.