quinta, 25 de abril de 2024
Bolsa de Valores

Ações da Petrobras avançam após Lira falar em privatização

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) criticou o monopólio da estatal e disse que Petrobras deixa de fazer investimentos no setor energético para distribuir dividendos

13 outubro 2021 - 13h43Por Investing.com
Fachada Petrobras no Rio de JaneiroFachada Petrobras no Rio de Janeiro - Crédito: Reuters

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - As ações da Petrobras ON (SA:PETR3) sobem 1,81%, a R$ 30,31, e as Petrobras PN (SA:PETR4) avançam 0,65%, a R$ 29,51, às 13h32, após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) criticar o monopólio da estatal à rádio CNN e dizer que ela deixa de fazer investimentos no setor energético para distribuir dividendos.

De acordo com Lira, a empresa não é nem pública nem privada “e hoje ela só distribui, escolhe os melhores caminhos para performar recursos e para distribuir dividendos”. O presidente da Câmara disse ainda que a política da empresa deve ser revista e criticou o monopólio da Petrobras sobre o gás de cozinha.

Lira questionou se não seria o caso de privatização da estatal, mas assegurou que a discussão não é mudar a política de preços da Petrobras e nem a sua diretoria.

“Não seria a hora de se discutir qual a função da Petrobras no Brasil? É só distribuir dividendos para os acionistas?”, questionou. “A Petrobras geraria emprego sendo pública ou privada. Ela geraria emprego do mesmo jeito, talvez até com mais autonomia, se fosse privatizada”, acrescentou.