quinta, 25 de abril de 2024
4º dia de Blue Talks

"A volatilidade é nossa amiga": analistas da DV Invest ensinam a identificar oportunidades na bolsa

Rodrigo Vieira e Dalton Vieira, analistas da bolsa, contaram a história da empresa, como funcionam as diferentes análises de papéis e trouxeram dicas para iniciantes

23 setembro 2021 - 19h15Por Redação SpaceMoney

“A volatilidade é nossa amiga”. Essa frase, trazida por Rodrigo Vieira, analista fundamentalista da DV Invest, diz muito sobre o trabalho que a empresa realiza. O profissional participou, junto a Dalton Vieira, também analista — mas especializado em identificar oportunidades por meio de leitura dos gráficos de desempenho — da última live do Blue Talks, evento organizado pela Blue3 ao longo dessa semana.

Os analistas contaram sobre a história da DV Invest e da importância da honestidade por parte de quem realiza esse trabalho de análise e recomendação. “ Somos honestos na dor e no amor. Quando dá certo, a gente fala e quando dá errado a gente também fala, porque além de ser uma prova de transparência e honestidade, é um ensinamento. A gente não ganha todas. A ideia é ganhar mais do que perde”, destaca Rodrigo.

Esse conceito é levado a sério pela empresa desde o seu nascimento, conforme contou Dalton. “ Sempre registramos nossas negociações, tudo que deu certo e o que deu errado. Pode ser que a pessoa não me acompanhe porque não concorda com a minha metodologia ou o meu jeito, mas não podem me chamar de picareta ou dizer que vendi algo errado. Também aconselho a todos que registrem suas operações, para saber o que está fazendo de certo e errado. Assim você pode lapidar uma estratégia que combine com o seu perfil e traga resultados lá na frente”, destacou.

Cuidado com os ruídos

Especializados em analisar os cenários e identificar oportunidades para investidores na renda variável, os analistas recomendam que se tenha cuidado com “ruídos” do mercado e utilizou como exemplo o caso da construtora chinesa Evergrande, que na segunda-feira desestabilizou as bolsas mundiais por risco de não pagamento de dívidas. Um dos impactos sofridos foi nas ações da brasileira Vale (VALE3), que tem como principal cliente para minério de ferro o mercado chinês. 

“É importante aprender a discernir ruído de informação. Como no caso da China nesta semana. Um dia diziam que eles conseguiriam honrar as dívidas; no outro, que não conseguiriam. E o mercado foi se movimentando em torno disso. O bom investidor é aquele que vai olhar e pensar: e daqui 10 anos, qual será o impacto disso na Vale?”, explicou Rodrigo.

Os analistas falaram também sobre oportunidades de entrada: “Atualmente a bolsa está em baixa. Para quem pensa em longo prazo, é um momento adequado para entrar. Quando ela subir, você já estará bem posicionado”, explicou Dalton.

Rodrigo e Dalton também falaram sobre carteiras que estão sendo montadas pela casa de análises e trouxeram dicas valiosas para quem está começando. 

Quer saber quais são elas? É só dar play!

 

https://www.youtube.com/watch?v=i9DteVnl1h8