Executivos trocam CLT por mercado de capitais e dobram a remuneração

O avanço do crédito privado no Brasil está redesenhando carreiras no sistema financeiro. À medida que os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios ganham escala e protagonismo, executivos formados nos grandes bancos passaram a enxergar no mercado de capitais uma rota mais rentável e menos engessada do que o modelo tradicional de contratação. Em muitos casos, a mudança representa a possibilidade de multiplicar a remuneração em relação ao regime CLT.

Com a escassez de crédito subsidiado e bancário, a participação da indústria no volume total de crédito, por exemplo, caiu de 27,2% para 13,7% entre 2012 e 2024, segundo estudo da CNI. As empresas buscam soluções mais flexíveis, e é nesse cenário que profissionais encontram no mercado de capitais uma oportunidade para oferecer limites maiores, taxas mais atrativas e estratégias que fidelizam clientes e, ao mesmo tempo, ampliar seus próprios ganhos.

Autonomia, recorrência e mudança de mentalidade

“Vejo que minha renda triplicou quando eu comparo com o que ganhava no banco, e com mais autonomia para atender melhor os clientes”, afirma Anne Hemkmaier, executiva que migrou há 3 anos para a Multiplike,  conglomerado econômico financeiro, referência em crédito estruturado corporativo no Brasil.

“A transição do banco para o mercado de capitais foi desafiadora, mas me fez quebrar muitos paradigmas. Hoje metade da minha carteira opera recorrentemente, fiquei surpresa com a solidez da Multiplike no mercado e com o quanto ela é bem reconhecida”, completa a executiva.

Ganhos maiores e expansão sem fronteiras

Levantamento da Multiplike mostra que profissionais vindos de bancos tradicionais aumentam sua renda em 50% a 100% após ingressarem na empresa. O ambiente fora da burocracia dos bancos tradicionais viabiliza mais negócios, e a autonomia dada aos executivos permite a ampliação da carteira em busca de clientes novos por todo o país.

“Temos diversos casos em que esses profissionais dobraram ou até quadruplicaram a remuneração, conforme a performance das carteiras. Aqui, eles não têm restrição de região, podem atender qualquer parte do país, independentemente da cidade onde estejam. Isso amplia significativamente as oportunidades de negócio”, explica Luan Dias, diretor comercial da Multiplike.