Criptomoedas

Criptomoedas ensaiam recuperação com expectativa de corte de juros nos EUA

Bitcoin e Ethereum sobem com otimismo de política monetária mais branda, impulsionando ETFs e altcoins

Leitura: 2 Minutos
Criptomoedas
Bitcoin em alta: mercado cripto se fortalece com expectativa de corte de juros nos EUA, enquanto investidores institucionais apostam em ETFs de criptomoedas | Crédito: SpaceMoney

As principais criptomoedas registraram leve alta nesta semana. Isto ocorre diante da crescente expectativa de que o Federal Reserve dos EUA iniciará cortes de juros já em setembro. O Bitcoin mantém-se acima de US$ 114 mil. Ao mesmo tempo, o Ethereum, o XRP e o Cardano avançam até 8%. Sem dúvida, a perspectiva de ambiente monetário mais frouxo e liquidez abundante alimenta esta alta.

Historicamente, a redução dos juros favorece ativos de maior risco. Em virtude disso, o apetite por criptomoedas como ferramentas de rendimento e proteção patrimonial tende a aumentar. Isso ocorre principalmente num contexto de dólar enfraquecido e busca por alternativas aos investimentos tradicionais.

Além disso, o otimismo institucional impulsiona ETFs de Bitcoin e Ethereum. O Ethereum, em especial, lidera ganhos recentes. Não apenas subiu 54% no mês, como também recebeu impulso de novos ETFs spot, progresso regulatório e adoção pelas tesourarias corporativas.

Como o cenário macro influencia o apetite institucional e o desempenho dos ETFs spot

A perspectiva de cortes de juros pelos EUA estimula o mercado de ETFs de criptomoedas. Em consequência, estes se tornam uma porta de entrada eficiente para investidores institucionais. À medida que os rendimentos em outros ativos diminuem, esses fundos oferecem exposição elevada com liquidez e transparência, sem exigir custódia direta.

No caso do Ethereum, os ETFs têm sido catalisadores de demanda. Por um lado, sua importância estrutural na DeFi e stablecoins cresce. Por outro lado, os volumes operados chegam a US$ 123,5 bilhões, evidenciando o protagonismo institucional.

Em suma, a institucionalização do mercado cripto, juntamente com a acomodação monetária nos EUA, refaz a narrativa. Assim sendo, as criptomoedas deixam de ser vistas como ativos especulativos isolados e renovam seu caráter de portfólio estratégico de diversificação e hedge global.