
Ibovespa
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta terça-feira (13) em alta.
Ao final da sessão, os ganhos foram de 1,04%, aos 98.501 pontos.
O dólar também subiu, com valorização de 0,98% e cotado a R$ 5,579.
Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
- Nikkei 225 (Jap): 0,18% ↑
- Shangai Composite (Chi): 0,04% ↑
Europa (encerrados)
- DAX 30 (Ale): 0,91% ↓
- FTSE 100 (Ing): 0,53% ↓
- CAC 40 (Fra): 0,64% ↓
EUA (encerrados)
- Dow Jones: 0,55% ↓
- S&P 500: 0,63% ↓
- Nasdaq: 0,10% ↓
Vacina
Os mercados reagiram à notícia de que os testes experimentais da vacina contra o novo coronavírus da Johnson & Johnson foram suspensos. Um voluntário apresentou uma doença que ainda está sendo estudada. Não é a primeira vez que algo assim acontece: no mês passado, os estudos da vacina da AstraZeneca foram pausados, mas retomados poucos dias depois. Enquanto isso, o número de casos de covid-19 aumenta nos Estados Unidos e Europa, trazendo o lockdown de volta à pauta em algumas regiões.
Em Brasília
Apesar do risco fiscal ainda pesar no cenário interno, a movimentação do Congresso para suspender o recesso de janeiro soou bem entre os investidores. Os presidentes Davi Alcolumbre (Senado) e Rodrigo Maia (Câmara dos Deputados) estão considerando a medida para avançar em propostas prioritárias, como as reformas.
Balanços
Nos Estados Unidos, a temporada do terceiro trimestre já começou e, hoje, antes da abertura dos mercados, houve a divulgação dos números de J.P Morgan, BlackRock, Delta, J&J e Citigroup. Já no Brasil, a temporada de balanços tem início na próxima quinta-feira (15), com a CSN.