
A SpaceMoney foi uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio Empiricus de Jornalismo. O texto “‘Ninguém é Papai Noel para dar dinheiro de graça’: entrevistamos um representante de agiotas”, de autoria do editor da SpaceMoney, Flávio Faria, levou o segundo lugar do concurso, que premiou as três melhores reportagens do ano sobre o mundo das finanças e investimentos como tema central.
“Essa é uma reportagem que conversa diretamente com o propósito da SpaceMoney de democratizar o acesso ao planejamento financeiro e alertar para os riscos de se tomar crédito de forma indiscriminada. Quero agradecer pela iniciativa da Empiricus de dar visibilidade e reconhecimento ao nosso trabalho, produzido diariamente com dedicação e responsabilidade por uma equipe extraordinária, e parabenizar as colegas Weruska e Ana Paula pela conquista”, comentou Faria.
A reportagem traz uma entrevista com Gabriel (nome fictício), representante de “alguns escritórios de empréstimo”, que na linguagem do dia a dia são apelidados de “agiotas”.
O texto traz revelações sobre a “modalidade”, como quanto cobram de juros, qual é o perfil dos tomadores dos empréstimos e o que acontece com quem não paga!
As outras duas matérias vencedoras do 1º Prêmio Empiricus de Jornalismo foram das jornalistas Weruska Goeking, do Valor Investe; e Ana Paula Ragazzi, do Valor Econômico.
As reportagens foram avaliadas por um conselho isento composto por seis membros. O primeiro colocado recebeu prêmio em dinheiro no valor de R$ 20 mil. O segundo e terceiro, R$ 13 mil e R$ 5 mil, respectivamente.
Durante a entrega do prêmio, Felipe Miranda, cofundador e estrategista-chefe da Empiricus, ressaltou a importância do jornalismo para a promoção da educação financeira no Brasil e de como a liberdade de imprensa é fundamental nesse contexto.
“A Empiricus sempre entendeu que informação de qualidade e educação financeira representam um pilar importante para o desenvolvimento do país e para a autonomia dos indivíduos e da democracia”, diz Miranda.