
Na quarta-feira (17), a JBS (JBSS3) anunciou a compra da empresa espanhola Biotech Foods.
Segundo a companhia, a operação marca seu ingresso no mercado de proteína cultivada, que consiste na produção de alimentos a partir de células animais, e inclui o investimento de US$ 41 milhões na construção de uma nova unidade fabril na Espanha para dar escala à produção.
De acordo com o comunicado, a BioTech Foods está posicionada como uma das líderes no desenvolvimento de biotecnologia para a produção de proteína cultivada.
Fundada em 2017, a companhia opera uma planta-piloto na cidade espanhola de San Sebastián e tem a expectativa de alcançar a produção comercial em meados de 2024 quando a proteína cultivada chegará aos consumidores na forma de diversos alimentos preparados.
Pelos termos da operação, a JBS se tornará a acionista majoritária da BioTech Foods.
No âmbito do negócio, a JBS também anunciou a implantação do primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Biotecnologia de Alimentos e de Proteína Cultivada no Brasil.
“A JBS destinará US$100 milhões às duas iniciativas, que estão em linha com a estratégia da companhia de ampliar a sua plataforma de novas formas de produção de proteína, como reflexo das novas tendências de consumo e do crescimento populacional esperado nas próximas décadas”, diz a empresa em nota.