SpaceMercado

Vale (VALE3): alta recente das ações tem consistência?

Pequenos estímulos na China podem fazer os papéis reagirem no curto prazo, diz Guide Investimentos

No acumulado dos últimos cinco dias, as ações de Vale (VALE3) desempenham uma alta superior a 4%, ao passo que um fluxo de boas notícias afeta o humor dos investidores da mineradora.

Bancos chineses passaram a reduzir juros nas operações de crédito, em sequência à queda dos juros anunciada pelo PBoC e ao corte dos mesmos para empréstimos imobiliários.

Na avaliação da Guide Investimentos, a notícia anima empresas de mineração e siderurgia, uma vez que a China desponta como o maior comprador de minério de ferro do mundo e a recente desaceleração do setor imobiliário chines têm pressionado as ações das mineradoras.

“No caso da Vale, além do minério de ferro, os preços dos demais metais (cobre e níquel) também tem estado baixo, o que tem contribuído negativamente para a performance das ações”, pontuou o analista Mateus Haag.

“Em nossa visão, estes pequenos estímulos na China podem fazer as ações reagirem no curto prazo, principalmente por conta da queda acentuada dos últimos 6 meses como pode ser visto no gráfico abaixo”, concluiu.