
O trojan de fraudes bancárias BRata, identificado pela primeira vez no Brasil em 2019, está de volta com uma série de novos recursos. O malware foi repaginado e agora, além de drenar as contas bancárias, ele pode executar uma redefinição de fábrica e limpar todos os dados do celular com sistema operacional Android.
O novo recurso do malware foi revelado pela empresa de segurança Cleafy, que afirmou que "o BRata tem seus próprios métodos personalizados para monitorar contas bancárias e ações de outras vítimas realizadas em seu dispositivo móvel".
Espalhado inicialmente apenas entre usuários do Brasil, em 2019, o malware agora estaria atuando em bancos localizados na Europa, Estados Unidos e América Latina.
Segundo os especialistas, ainda não há evidências de que o malware esteja se espalhando por meio da Google Play ou por outras lojas oficiais do Android, como ocorreu no passado. Agora, o BRata tem sido propagado por meio de mensagens de texto de phishing disfarçadas de alertas bancários.
Cuidado!
– Analise com atenção as permissões solicitadas por aplicativos. Caso solicite algo que não é necessário para realizar suas operações normais, pense nas consequências disso para sua privacidade
– Mantenha o sistema operacional de seu dispositivo móvel sempre atualizado
– Nunca clique em URLs de fontes desconhecidas ou suspeitas
*Com informações do Uol