ARTIGO - Cinco dicas para reduzir riscos em lojas virtuais durante a crise

30 MAR 2020 • POR Redação SpaceMoney • 16h28Por Eduardo Fregonesi* Foi-se o tempo em que comprar no e-commerce era fonte de preocupação em grande parte da população brasileira. Prova disso é que o comércio eletrônico cresce a cada ano: apenas no primeiro semestre de 2019, movimentou R$ 35 bilhões, um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Mesmo assim, as lojas virtuais precisam ficar atentas a cada transação, pois os riscos continuam no processo de pagamento e é preciso oferecer o ambiente mais seguro possível para seus consumidores. Confira cinco dicas para minimizar essas ameaças: 1 – Utilize certificado de segurança É um item praticamente obrigatório para a operação de qualquer e-commerce, dos pequenos aos grandes. Basicamente, consiste em uma tecnologia que protege as informações fornecidas pelos clientes na página, dificultando o trabalho de criminosos. A iniciativa também mostra ao visitante que a página e a navegação são seguras, auxiliando-o na tomada de decisão para concretizar a compra. 2 – Conte com um sistema de análise de risco  Nos últimos anos, tornou-se importante para o e-commerce contar com sistemas que analisam o nível de risco de seus consumidores. Isto é, comparam padrões de comportamento dos usuários, identificando possíveis discrepâncias, como localidade e valor médio gasto. É uma forma eficiente de minimizar as chances de prejuízo por conta de estelionatários. 3 – Escolha bem os intermediadores de pagamento É essencial escolher bem os intermediadores de pagamento que irão operar em seu e-commerce. Tanto para garantir que todas as transações sejam concluídas sem desgaste para o consumidor, quanto para ser uma camada a mais de segurança em tentativas de fraudes. Afinal, essas empresas também analisam os riscos envolvidos antes de liberar o pedido. 4 – Atualize e cheque os dados cadastrais A base de dados de seus clientes é um dos principais ativos do e-commerce, não apenas para gerar insights para campanhas, mas também para evitar fraudes. É essencial que todas as informações estejam atualizadas e completas, pois isso permite que a loja possa verificar se o consumidor que fez uma determinada compra suspeita é legítimo – além de permitir um futuro contato para comunicar a tentativa de fraude. 5 – Cruze as informações  Apesar dessa vantagem, o banco de dados cadastrais de seus clientes não pode ser a única fonte de informação para o e-commerce. A principal vantagem dos negócios digitais é a capacidade de cruzar dados para construir um perfil mais completo das pessoas. Isso é útil não só para o departamento de marketing e vendas, mas também para aumentar a segurança nas transações realizadas. *Eduardo Fregonesi é CEO da Synpacom, empresa que oferece gestão personalizada para e-commerces com soluções em operação, pagamentos, tecnologia e marketing