Ações Recomendadas

Blau (BLAU3): eficiência operacional e redução de despesas podem salvar rentabilidade, diz XP

Casa avalia balanço financeiro da companhia referente ao primeiro trimestre de 2024 e indica o que pode fazer as coisas mudarem nos próximos resultados

8 MAI 2024 • POR José Chacon • 12h45
Sede Blau Farmacêutica - Reprodução

Os dados financeiros da Blau (BLAU3) referentes ao primeiro trimestre de 2024 (1T24), foram lidos como "mistos" pela XP Investimentos. Isso significa dizer que a casa observa um cenário marcado por pontos positivos e outros que necessitam de atenção.

Um dos principais destaques da Blau no 1T, foi o aumento significativo na receita líquida, que registrou uma impressionante expansão de 39% em relação ao mesmo período do ano anterior.

"Esse crescimento foi impulsionado tanto pelo desenvolvimento orgânico da empresa, que alcançou 26%, quanto pela contribuição de R$ 33 milhões provenientes da recente aquisição da Bergamo. Esse desempenho sinaliza uma recuperação da empresa após um período desafiador", comenta a XP.

Embora as margens ainda estejam abaixo do ano anterior, houve sinais encorajadores de melhoria, acrescenta a casa.

A margem bruta, por exemplo, registrou uma queda anual de 8,3 pontos percentuais, mas apresentou um aumento trimestral de 2,3 pontos percentuais.

A farmacêutica atribui essa melhora sequencial a diversas iniciativas em andamento para otimizar a eficiência da produção. Tais iniciativas são vistas pela XP como promissoras para impulsionar margens mais altas nos próximos períodos.

Por outro lado, a Blau apresentou uma queda de 22,7% no lucro líquido do 1T, com R$ 40,1 milhões.

Além disso, as melhorias nas margens foram parcialmente compensadas pelo aumento das despesas gerais e administrativas (G&A).

"Embora a margem EBITDA (lucro antes juros) ajustada XP tenha diminuído 7,6 pontos percentuais ano após ano, houve um aumento de 0,9 pontos percentuais trimestralmente. A empresa identifica algumas dessas despesas como não recorrentes, o que pode indicar um potencial para redução das despesas nos próximos trimestres" destaca a casa.

Na vião da XP, a Blau está focada em melhorar a gestão de estoque, e por isso reduziu os dias de estoque pelo quarto trimestre consecutivo.

"Essa redução é vista como um impulsionador significativo para a conversão de caixa da empresa, embora o nível atual de 225 dias ainda seja considerado alto".

Apesar dos desafios enfrentados, a XP Investimentos destaca sinais positivos na recuperação da Blau.

"A empresa está implementando uma série de iniciativas para otimizar sua eficiência operacional e reduzir despesas, o que pode aumentar sua rentabilidade nos próximos trimestres. Além disso, a gestão focada na melhoria da gestão de estoque e na conversão de caixa é vista como uma estratégia sólida para sustentar o crescimento futuro da empresa", conclui a casa.

 

Leia Também

Ações recomendadas

Natura (NTCO3): o que explica o prejuízo líquido do 1º tri de 2024?

19 MAI 2024 • 14h00
Ações recomendadas

Petrobras (PETR4): o que diz o BTG Pactual sobre o balanço do 1T24?

19 MAI 2024 • 13h00
Ações recomendadas

Raízen (RAIZ4): ciclo de desalavancagem se faz crucial para que tese funcione, diz BTG Pactual

19 MAI 2024 • 12h00
Ações recomendadas

JBS (JBSS3) divulga balanço do 1T24: Genial reitera compra na ação

19 MAI 2024 • 10h00
Ver todas as notícias