As últimas semanas não têm sido fácil para o presidente da Petrobras (PETR3)(PETR4), Jean Paul Prates, que passou a viver um dia de cada vez, após as movimentações para tirá-lo do comando da maior empresa do Ibovespa.
No entanto, o cenário parece estar mudando. Para o colunista do O Globo, Lauro Jardim, hoje, é impossível cravar que ele continuará comandando a estatal, mas é inegável que sua permanência passou a ser uma possibilidade mais forte do que sua saída.
Essas considerações são passíveis de serem feitas depois de uma entrevista, na última terça-feira (9), de Alexandre Silveira (ministro de Minas e Energia), onde Silveira diz: "Tenho o mais profundo respeito e admiração por ele [Prates], que desenvolve, desenvolveu o parlamentar, o presidente Jean Paul. Tenho carinho e profundo respeito pelo ser humano que ele é".
O ministro é apontado como um das principais figuras que desejam a demissão de Prates na Petrobras. Indicado, inclusive, como maior promotor do desgaste da imagem do executivo perante Luiz Inácio Lula da Silva.
Ainda na entrevista, Silveira garantiu que não defende a queda de Prates.
Não é certo o destino de Jean, mas alguns interlocutores desde segunda-feira (8) vem garantindo que Prates não cai.
A previsão é que os dias difíceis para Jean Paul Prates se encerrem na próxima semana, com Lula indicando qual será o rumo do executivo na Petrobras.
Contém informações do Lauro Jardim do O Globo.