SpaceMercado

Banco Pan (BPAN4): lucro líquido ajustado estável em um ano, a R$ 191,0 mi no 2º tri

Base de clientes avançou 24% em doze meses, a 26 milhões

3 AGO 2023 • POR Lucas de Andrade • 07h52
Banco Pan - Banco Pan - Logotipo

O Banco PAN (BPAN4) encerrou o segundo trimestre deste ano com 26 milhões de clientes, avanço de 24% na base de comparação anual, e reportou um lucro líquido ajustado de R$ 191,0 milhões - em linha com o desempenho do mesmo período em 2022.

O ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado foi de 11,2%.

A carteira de crédito do Banco PAN fechou o mês de junho em R$ 38,1 bilhões, aumento de 6,0% na base de comparação anual - 92% do portfólio com garantias.

Deste valor, 49,0% correspondem a operações de financiamento de veículos, que apresentou avanço de 23,0% se comparado ao segundo trimestre do ano passado, devido aos relevantes investimentos na experiência do usuário.

No segundo trimestre, o Banco Pan ultrapassou 30% de market share na originação de motos - o maior player do Brasil.

“Encerramos mais um trimestre com desempenho sólido e postura conservadora na concessão de crédito. Mantivemos nosso foco na originação de produtos colateralizados com margens crescentes, já precificado o aumento esperado da inadimplência. Nossa estratégia segue vinculada ao fortalecimento do engajamento e recorrência, na experiência do usuário, com o aplicativo como principal pilar de integração dos diversos canais”, afirma Carlos Eduardo Guimarães, CEO do Banco Pan.

O nível de inadimplência acima de 90 dias fechou junho em 8%. Já a receita de serviços finalizou o trimestre em R$ 283,0 milhões e o volume transacionado foi de R$ 21,90 bilhões no período, com 65% da base de clientes ativa.

O número de clientes com chaves PIX cadastradas no Banco aumentou para 7,6 milhões e o número de clientes com produtos de crédito contratados cresceu 21,0% na comparação anual, entre consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão e Car Equity.

A operação da Mobiauto, marketplace de veículos, apresentou forte crescimento de receita no trimestre, de 71,5% na comparação anual, a R$ 18,70 milhões.

O volume de carros anunciados avançou em 30% e o número de lojistas na plataforma saltou de 4,30 mil para 7,30 mil, no segundo trimestre. Já a Mosaico, com as marcas Buscapé e Zoom, teve um take rate de 7,10% e receita de R$ 49,0 milhões no período.

“Tivemos avanços importantes na experiência do usuário e seguimos com o compromisso de entregar uma plataforma completa de banking e consumo. Por isso, apostamos na diversificação de produtos de conta e transacionalidade, com serviços mais customizados, para proporcionar uma jornada cada vez mais fluida e inteligente”, complementa Inácio Caminha, superintendente-executivo de RI e Captação.

O Banco PAN anunciou a sua participação no Desenrola, programa de renegociação de dívidas do Governo Federal, como medida importante de apoio na organização financeira dos seus clientes.

 

Leia Também

Empresas

Polishop entra com pedido de recuperação judicial, com R$ 395 milhões em dívidas

17 MAI 2024 • 16h27
Lotofácil

O sorteio da Lotofácil 3106 ocorrerá nesta sexta-feita (17)

17 MAI 2024 • 12h03
Lotofácil

Resultado da Lotofácil, duas pessoas receberam R$ R$ 679.670,22

17 MAI 2024 • 11h47
Loteca

Resultado da Loteca 1117: saiba se você é o grande vencedor

17 MAI 2024 • 11h36
Ver todas as notícias