A Pague Menos (PGMN3) anunciou nesta terça-feira (4) uma inovação com uso de tecnologia para ser mais eficaz em atendimentos realizados por meio de uma plataforma online de orientação em saúde.
O recurso oferecido é um assistente virtual, alimentado por inteligência artificial, que auxilia os pacientes na compreensão de seus sintomas e fornece orientações sobre serviços farmacêuticos e atendimento médico disponíveis com o Sempre Bem Ouro+.
Sua função é evitar a automedicação e conscientizar a população sobre os riscos dessa prática.
“A inteligência artificial tem se mostrado uma ferramenta poderosa na área da saúde, permitindo avanços significativos em diagnósticos precisos e tratamentos personalizados. Ela será muito importante para nos ajudar na missão de diminuir o índice de automedicação e facilitar o atendimento virtual aos nossos clientes”, afirma João Albery Andrade Dias Neto, Diretor de Serviços Farmacêuticos.
Ele ressalta, no entanto, que é importante lembrar que a inteligência artificial não substitui a experiência e o julgamento clínico dos profissionais de saúde. Neste sentido, ela deve ser usada como uma ferramenta complementar, sempre com supervisão humana adequada.
Em apenas dois meses, o projeto já orientou mais de 200 pacientes e obteve uma taxa de conversão de 5% dentro do site do Hub de serviços da Pague Menos. Além disso, 22% dos clientes solicitaram uma consulta médica.
Por enquanto, o serviço de orientação online está disponível através deste link. Gradativamente, todas as lojas físicas da rede também contarão com essa opção de atendimento, facilitando o trabalho dos farmacêuticos e sendo um apoio ao diagnóstico mais rápido e preciso.