Consumo

É empreendedor? Confira 4 dicas para aumentar as vendas na Black Friday 2021

Segundo uma pesquisa da E-bit/Nielsien, o varejo brasileiro deve movimentar R$ 110 bilhões na data deste ano

27 OUT 2021 • POR Redação Spacemoney • 13h33
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas e importantes para o varejo brasileiro. Todos os anos as empresas planejam ações, promoções e trazem novidades para seus clientes. Em 2020, houve um aumento considerável no faturamento, em relação ao ano anterior, e esse ano promete ainda mais: segundo uma pesquisa da E-bit/Nielsien, o varejo brasileiro deve movimentar R$ 110 bilhões na Black Friday deste ano.

E, com tantos comerciantes preparando suas estratégias para se destacarem no mercado, fazer uma análise de quais serão os desafios e o que o consumidor espera da data será essencial. Segundo o Behup, Pesquisa Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado Globo, 80% dos consumidores pretendem realizar novas compras através de canais de venda como WhatsApp ou redes sociais de loja e 88% pretendem participar de live-commerces.

Isso porque as vendas online cresceram significativamente na pandemia e, mesmo com o avanço da vacinação e o retorno das atividades das lojas físicas, a compra digital é um conforto que o consumidor não quer mais abrir mão.

Para os empreendedores que querem faturar mais nesta época, a OmniChat, empresa do segmento de chat-commerce no Brasil, separou algumas dicas. Confira:

O foco está no consumidor

Com o crescimento significativo das vendas online, proporcionar uma boa experiência ao cliente virou um grande desafio para as empresas. Mas, as marcas precisam entender que manter o atendimento humanizado das lojas físicas nas plataformas digitais, aumenta bastante as chances de conquistar o consumidor.

Segundo um estudo feito pela Right Now, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para uma loja que proporcione um atendimento de qualidade. Ou seja, um atendimento personalizado não apenas garante a fidelização do cliente, mas também pode aumentar a margem de lucro das vendas online na Black Friday 2021.

Atenção aos prazos de entrega

Muita coisa mudou com a aceleração dos processos digitais, e o cenário de entregas acompanhou isso. Entregar na data prometida já não é mais um diferencial: é o básico. O novo consumidor espera que seu produto chegue cada vez mais rápido. As marcas precisam, cada vez mais, dar opções de frete para o consumidor. Possibilitar a compra online e a retirada na loja física, fazer parcerias com múltiplas transportadoras e fretes com motoboy, por exemplo, são possibilidades viáveis que você pode adotar a tempo de garantir entregas mais rápidas na Black Friday da sua empresa.

Vários canais

A jornada do consumidor já não se resume a apenas um canal. O cliente está na sua loja física, nas suas redes sociais, pesquisando no e-commerce e, ao mesmo tempo, falando com um vendedor da sua loja pelo WhatsApp. E para se destacar na Black Friday, é preciso olhar para todos esses canais. E prestar um bom atendimento em todos eles. Quanto mais fluida for a experiência do seu cliente, maior será sua satisfação, refletindo diretamente na taxa de conversão das suas vendas.

Opções de pagamentos e benefícios ainda fazem muita diferença

Já se foi o tempo que formas de pagamento eram apenas meios para receber o dinheiro dos clientes. Hoje em dia, oferecer várias possibilidades de formas de pagamento se tornou um grande diferencial competitivo. Na Black Friday 2021, não basta ter boas promoções. É preciso dar possibilidades para seu cliente pagar: cartão de crédito, boleto e o queridinho do momento, o pix, são os principais meios utilizados pelos brasileiros. Além disso, benefícios como Cashback e frete grátis para determinados valores de compra, podem ser fatores determinantes na hora do consumidor escolher uma marca.

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias