Desacordo com planos

Com projetos em risco, Biden se reúne com democratas no Congresso

Presidente dos EUA se encontrou na Câmara dos Deputados com democratas que continuam em desacordo por causa de dois grandes projetos de lei que constituem o cerne de sua agenda interna

1 OUT 2021 • POR Reuters • 19h12

Por David Morgan e Susan Cornwell e Jeff Mason, da Reuters - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi ao Capitólio nesta sexta-feira (1) para tentar resolver as divisões em seu Partido Democrata que ameaçam os planos ambiciosos do governo de reforçar programas sociais, combater a mudança climática e reconstruir estradas e pontes do país.

Biden se encontrou na Câmara dos Deputados com democratas que continuam em desacordo por causa de dois grandes projetos de lei que constituem o cerne de sua agenda interna.

Membros da ala progressista do partido prometem bloquear uma conta de infraestrutura de 1 trilhão de dólares até que possam ter certeza de que os centristas não irão inviabilizar um projeto maior de gastos sociais e mudanças climáticas. Os centristas dizem que o preço atual do pacote, de 3,5 trilhões de dólares, é alto demais.

O presidente reconheceu em uma reunião a portas fechadas que os democratas atualmente não têm votos suficientes para aprovar os dois enormes projetos de lei que dividem moderados e progressistas, disseram parlamentares.

"Não importa se serão seis minutos, seis dias ou seis semanas. Vamos fazer isso", disse Biden a repórteres após a reunião.

Os presidentes dos EUA raramente visitam o Capitólio, preferindo convocar parlamentares à Casa Branca para discussões. Os democratas disseram esperar que a visita de Biden possa ajudar a resolver a questão.

“Acho que o presidente pode ser a única pessoa que pode preencher a lacuna de confiança e a lacuna de tempo”, disse o deputado Dean Phillips.

Os líderes democratas na Câmara não pareciam ter um plano claro para resolver o impasse após uma reunião anterior. "Estamos trabalhando para chegar a um lugar onde todos se sintam confortáveis", disse o democrata número 2 da Câmara, Steny Hoyer, a repórteres.

Com uma maioria estreita na Câmara dos Deputados, o partido de Biden não pode se dar ao luxo de perder votos para a legislação de infraestrutura, que irá dobrar os gastos com estradas e outras obras. O projeto já foi aprovado no Senado com apoio bipartidário.

Os democratas disseram que também planejam uma votação para garantir que o financiamento do transporte, que expirou na quinta-feira, não seja interrompido enquanto eles continuam a negociar.

Os progressistas têm afirmado que não votarão a favor do projeto de infraestrutura até que o partido concorde com uma versão do projeto de gasto social que eles consideram aceitável.

Os progressistas estão irritados com o fato de dois moderados do Senado - os democratas Joe Manchin e Kyrsten Sinema - se oporem ao tamanho do plano de Biden para impulsionar os gastos sociais e combater as mudanças climáticas. O Senado está dividido em 50 a 5 entre democratas e republicanos, de modo que todos os votos democratas são necessários para aprovação, com a vice-presidente Kamala Harris como desempate.

O Congresso, que evitou uma paralisação do governo politicamente prejudicial na quinta-feira, tem pouco tempo para se concentrar na disputa pela infraestrutura devido a outro prazo que se aproxima rapidamente: o teto da dívida.

Um default histórico da dívida dos EUA pode ocorrer por volta de 18 de outubro, estimou a secretária do Tesouro, Janet Yellen, se o Congresso não conceder ao governo autoridade adicional de endividamento além do atual limite estatutário de 28,4 trilhões de dólares.

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias