Perspectivas positivas

Novas fábricas de semicondutores vão acabar com escassez de chips em 2022, diz Musk

Presidente-executivo da Tesla também concorda com o apoio potencial oriundo da energia nuclear para cobrir as crescentes necessidades globais de energia

24 SET 2021 • POR Reuters • 13h50

Por Giulio Piovaccari, da Reuters - O presidente-executivo da Tesla (NASDAQ:TSLA), Elon Musk, disse nesta sexta-feira (24) que novas fábricas de semicondutores planejadas ou em construção devem encurtar a escassez global de chips que atingiu a indústria automotiva neste ano.

Questionado por quanto tempo ele acha que a escassez global de chips afetaria a produção de veículos, Musk disse: "Curto prazo, eu acho."

"Há muitas fábricas de chips sendo construídas", disse Musk no encontro com o presidente do conselho da Stellantis e da Ferrari John Elkann, na Italian Tech Week. "Acho que teremos boa capacidade de fornecimento de chips no próximo ano", acrescentou.

Os dois líderes da indústria automotiva concordaram com o apoio potencial oriundo da energia nuclear para cobrir as crescentes necessidades globais de energia. "Estou surpreso com a recente mudança na posição de alguns países sobre a energia nuclear, que é segura", disse Musk.

Eles evitaram comentar questões de concorrência em veículos elétricos, mas Musk agradeceu a Elkann pelo apoio que recebeu da Comau, unidade de robôs da Fiat Chrysler, agora parte da Stellantis, durante o que chamou de "um dos períodos mais dolorosos" para sua empresa: o início da produção do Model 3.

"John me ajudou muito naquele período", disse Musk, contando que a Tesla chegou perto da falência "meia dúzia de vezes".

O presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, disse que o grupo, formado com a fusão de Fiat Chrysler e PSA, espera atingir metas europeias de emissão de dióxido de carbono neste ano sem créditos comprados da Tesla.

Leia Também

Meio ambiente

Afetados por enchentes no Rio Grande do Sul poderão suspender pagamento de dívidas bancárias

6 MAI 2024 • 15h29
Tecnologia

Dengue: IA detecta que vacinas podem ir para o lixo ou serem ineficazes

6 MAI 2024 • 13h13
Loterias

Prêmio acumulado na Timemania. Ninguém acerta e prêmio vai a R$ 1,15 Milhão. Veja detalhes

3 MAI 2024 • 17h16
Mundo

Escalada de ciberconflitos: como a Rússia mobiliza o ciberespaço contra a Europa

3 MAI 2024 • 15h53
Ver todas as notícias