Decisão judicial

Juiz determina que Uefa arquive sanções contra clubes fundadores da Superliga em até cinco dias

Magistrado considerou que ação da entidade possui "caráter monopolista contrário à livre concorrência no mercado de futebol"

22 SET 2021 • POR Redação SpaceMoney • 09h05
Uefa - Reprodução

Através de ordem judicial, o juiz espanhol Manuel Ruiz de Lara determinou que a Uefa arquive todas as sanções e processos disciplinares abertos contra os clubes que estiveram envolvidos com o projeto da Superliga Europeia em até cinco dias.

Em caso de descumprimento, o presidente da entidade que rege o futebol europeu, Aleksander Ceferin, poderá ser preso por desobediência.

Barcelona, Real Madrid e Juventus passaram a ser ameaçados pela Uefa por não desistirem da ideia e manterem o apoio ao projeto da Superliga Europeia, competição que rivalizaria com a Champions League.

A decisão do magistrado, válida em todo território europeu, prevê que a Uefa precisa oficializar, em seu site, os procedimentos de anulação das sanções contra esses três clubes.

A principal alegação do magistrado foi que a ação da entidade possui “caráter monopolista contrário à livre concorrência no mercado de futebol”.

Essa não é a primeira intervenção do juiz no caso. Em abril deste ano, uma decisão de Manuel proibiu a Fifa e a Uefa de punirem os clubes fundadores da Superliga.

*Com informações da AP News

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias