Criatividade e inovação

Bloomberg revela os primeiros vencedores do Hackathon no Brasil

Projetos campeões usaram a programação BQuant e Python

23 JUL 2021 • POR Redação SpaceMoney • 12h35

A Bloomberg anunciou os vencedores de seu primeiro Hackathon brasileiro, que testou a criatividade de estudantes universitários nas mesmas linguagens de computador e fórmulas usadas por profissionais financeiros.

Alunos de nove universidades fizeram os cursos online da Bloomberg para aprender como usar o BQuant, plataforma projetada para usuários quantitativos que desejam avaliar hipóteses, criar visualizações interativas e compartilhá-las com outros usuários da empresa.

Os alunos foram desafiados a desenvolver aplicativos que pudessem ser usados por profissionais de gerenciamento de ativos para resolver problemas reais do mercado. Para isso, foram orientados por especialistas da Bloomberg, Giant Steps Capital, Pandhora Investimentos e por Gustavo Soares, professor do Insper.

Os estudantes foram julgados por sua criatividade e originalidade, aplicabilidade, qualidade do protótipo e metodologia pela Bloomberg e Felipe Paiva, fundador da Let's Code.

As equipes e universidades vencedoras são:

Primeiro Lugar – Numbers Doing Trade (NDT) – Desenvolvimento e aplicação de um Driver Monitor de fundo negociado em bolsa (ETF) que monitora o impacto do câmbio, juros e inflação.

Os membros da equipe são alunos da Universidade de São Paulo: Vinícius Fernando Baca, Luca Bottino, Enzo Bustamante, Érico Faustino e Enrico Robazza

Segundo lugar – A UFFinance BQuant criou um aplicativo Brasileiro de Volatilidade que fornece o humor do mercado com base no cálculo do Ibovespa VIX em tempo real.

Os membros da equipe são alunos da Universidade Federal Fluminense: Pedro Amorim, Patrick Fogel, Henrique Manoel, João Montenegro e Fernando Nogueira

Terceiro Lugar – Litterman & Thorp & Carhart & Merton (LTCM) – Produziu um aplicativo que analisa a taxa de juros de cada país.

Os membros da equipe são alunos da Universidade Federal de Minas Gerais: Jadson Correa, Diego Della Rocca,  Keven Mendes e Pedro Teles.

Em nome dos vencedores, a Filantropia Corporativa da Bloomberg fará doações à ONG Banco de Alimentos, à ASID Brasil e à Ismart.

“A Bloomberg tem orgulho de todos os alunos, empresas e mentores que participaram dos cursos virtuais e de nosso primeiro Hackathon no Brasil”, disse Geraldo Coelho, chefe de vendas da Bloomberg para a América Latina. “Todos os alunos se dedicaram a aprender novas habilidades e mostraram uma criatividade incrível. Eles também mostraram sua compaixão ao selecionar instituições de caridade que darão retorno às suas comunidades”, completou.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Bloomberg.

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias