Carga tributária

84% da população quer aumento de impostos para mais ricos, aponta Datafolha; o que pode ser feito?

Estudo da Fenafisco elabora medidas que isentam carga tributária dos mais pobres e pequenas empresas e amplia contribuição apenas para 0,3% mais ricos

1 JUN 2021 • POR Redação SpaceMoney • 11h54
Agência Brasil

Em meio à grave crise econômica e sanitária enfrentada pelo país, 84% da população apoia aumentar os impostos para os super-ricos para financiar políticas sociais, aponta a pesquisa Datafolha/Oxfam Brasil.

A medida é apoiada pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), que elaborou um estudo, em conjunto com outras entidades, que permite aumentar em mais de R$ 292 bilhões ao ano a arrecadação brasileira.

O documento ‘Tributar os Super-ricos para Reconstruir o País’ usa como base os dados da Receita Federal e elenca oito medidas que isentam a carga tributária dos mais pobres e pequenas empresas, fortalece estados e municípios e amplia a contribuição apenas para os 0,3% mais ricos, que atualmente pagam proporcionalmente menos impostos que os demais.

As medidas auxiliam a reduzir a desigualdade e a tornar o sistema tributário brasileiro progressivo.

"Tributar os super-ricos é o melhor caminho para superar a atual crise, seja do ponto de vista fiscal, social e até mesmo moral. O retrato do Brasil atual é desolador, com quase 120 milhões de brasileiros vivendo em insegurança alimentar, sem a certeza do prato de comida na mesa. Precisamos enfrentar de vez a desigualdade em nosso país", afirma Charles Alcantara, presidente da Fenafisco.

A redução da desigualdade deve ser prioridade para 89% dos brasileiros - aumento de 8% desde 2017, enquanto 86% concordavam que era preciso combater a desigualdade para que o país se desenvolvesse.

A proposta da Federação foi apresentada a diversos parlamentares e tramita no Congresso Nacional como uma emenda ao texto da reforma tributária, que pode ser aprovada ainda este ano.

Entre as medidas previstas no estudo estão o aumento e a criação de alíquotas do imposto de renda para pessoas físicas, o aumento das alíquotas do imposto sobre herança e a regulamentação do imposto sobre grandes fortunas.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fenafisco.

Leia Também

Meio ambiente

Afetados por enchentes no Rio Grande do Sul poderão suspender pagamento de dívidas bancárias

6 MAI 2024 • 15h29
Tecnologia

Dengue: IA detecta que vacinas podem ir para o lixo ou serem ineficazes

6 MAI 2024 • 13h13
Loterias

Prêmio acumulado na Timemania. Ninguém acerta e prêmio vai a R$ 1,15 Milhão. Veja detalhes

3 MAI 2024 • 17h16
Mundo

Escalada de ciberconflitos: como a Rússia mobiliza o ciberespaço contra a Europa

3 MAI 2024 • 15h53
Ver todas as notícias