Agenda legislativa

O que muda com a reforma tributária para o empresário? 

22 FEV 2021 • POR Redação SpaceMoney • 16h25

Antes de começar a contar todos os impactos gerados pela reforma tributária, é importante entender para que ela serve. Essa reforma é uma reformulação nas leis que decide como e quais taxas as empresas e pessoas individuais devem pagar, com o objetivo de facilitar e melhorar o sistema tributário do Brasil. 

Desde que assumiu o cargo em fevereiro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está tratando do assunto junto com o Congresso Nacional, e afirmou que espera que a decisão saia em até oito meses. 

Caso haja a aprovação, muitas coisas tendem a mudar e, segundo Caio Mastrodomenico, CEO da Vallus Capital, fintech de fomento mercantil, isso pode até impulsionar a retomada econômica do país. 

"Com a reforma, a apuração dos impostos será feita de uma maneira mais simplificada para o empresário, logo, com essa praticidade diminui o número de casos de sonegação fiscal", conta. 

Atualmente, segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil deixa de arrecadar, por ano, mais de R﹩ 417 bilhões em impostos, graças à sonegação, sendo 47% de empresas de pequeno porte. 

Além disso, outro benefício que virá por meio dessa mudança, é que a partir do momento que esse processo se torna mais simples, as pessoas, especialmente os empresários, tendem a pagar mais impostos, mostrando que seu faturamento está crescendo, pois quanto maior o valor de recebimento, mais taxas são pagas. 

"Outro ponto importante de se ressaltar sobre essa questão, é que pode facilitar o acesso a créditos bancários, pois uma das ferramentas de análise é o percentual de arrecadação tributário, ou seja, quanto mais impostos pagos, mais o CNPJ da empresa tende a ficar "limpo" para as instituições financeiras", explica o CEO. 

Caio finaliza afirmando que além das vantagens próprias, temos que entender que vivemos em uma sociedade e que devemos cuidar uns dos outros, e um meio de fazer isso é pagando os tributos, para que o dinheiro arrecadado seja voltado para as áreas mais necessitadas do país. 

Informações da MGA Press

Leia Também

Meio ambiente

Afetados por enchentes no Rio Grande do Sul poderão suspender pagamento de dívidas bancárias

6 MAI 2024 • 15h29
Tecnologia

Dengue: IA detecta que vacinas podem ir para o lixo ou serem ineficazes

6 MAI 2024 • 13h13
Loterias

Prêmio acumulado na Timemania. Ninguém acerta e prêmio vai a R$ 1,15 Milhão. Veja detalhes

3 MAI 2024 • 17h16
Mundo

Escalada de ciberconflitos: como a Rússia mobiliza o ciberespaço contra a Europa

3 MAI 2024 • 15h53
Ver todas as notícias