Descontos em impostos e até prêmios

CPF na nota traz benefícios para o cidadão e ajuda a combater a sonegação de impostos

22 FEV 2021 • POR Redação SpaceMoney • 11h30
Artem Beliaikin/Pexels

A pergunta “CPF na nota?” já se tornou tradicional das compras no dia a dia, mas nem sempre o consumidor costuma aceitar, seja por pressa, falta de conhecimento da importância ou quais benefícios ele pode receber com o registro.

Colocar o CPF na nota ajuda as secretarias da Fazenda de municípios e estados a combater a sonegação de impostos pelas empresas, isso porque sempre que o documento é registrado, obrigatoriamente a nota deve ser emitida, garantindo o recolhimento de tributos importantes, como o ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. 

Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), entre 2004 e 2019, o índice de sonegação caiu 39% por conta de tecnologias que permitiram o cruzamento de dados, como a inclusão do CPF nas notas fiscais. Porém, conforme levantamento do instituto, o Brasil ainda deixa de arrecadar anualmente R$ 417 bilhões por conta de sonegação.

Por isso, as prefeituras criaram programas de benefícios para estimular o cidadão a colocar o CPF na nota, oferecendo abatimento de impostos e até prêmios.

Como ter acesso aos benefícios?

Entre no site ou aplicativo para celular da prefeitura da sua cidade para ver se há um programa de recompensas e como ele funciona. Alguns programas permitem, por exemplo, que pessoas da mesma família acumulem créditos em um único CPF, permitindo acesso aos benefícios mais rapidamente. Informe-se sobre essa e outras opções no sistema da sua cidade.

Depois de registrar, não esqueça de sempre pedir a inclusão do número do documento ao final de cada compra para cumular pontos.

Em São Paulo, as informações estão na página da Secretaria da Fazenda

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias