Destaques do dia

Destaques: Bezos deixa cargo de CEO da Amazon e Wall Street deve abrir em alta

3 FEV 2021 • POR Investing.com • 09h53
Steve Jurvetson

Por Geoffrey Smith. da Investing.com - Amazon e Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (holding controladora do Google) apresentam resultados acima das previsões do quarto trimestre. As folhas de pagamento ADP dos EUA ficam no radar, enquanto o ex-presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, pode ser convidado para ser o próximo primeiro-ministro da Itália e a Opep se reúne para avaliar o equilíbrio do mercado mundial de petróleo.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na quarta-feira, 3 de fevereiro.

1. Bezos se despede em alta

Jeff Bezos, indiscutivelmente o homem mais influente nos negócios globais nos últimos 30 anos, vai deixar o cargo de executivo-chefe da Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34). Ele será sucedido por Andrew Jassy, chefe da Amazon Web Services, a divisão que responde pela maior parte dos lucros do grupo.

A sucessão simboliza como a empresa se afastou um pouco de suas raízes originais do comércio eletrônico. Bezos fez seu anúncio quando a Amazon entregou outro conjunto de resultados trimestrais esmagadores, lucrando fortemente com as tendências de compras online e trabalho remoto aceleradas pela pandemia.

A receita da empresa cresceu 44% no trimestre, enquanto o lucro mais que dobrou. As ações caíram 0,1% nas negociações de pré-mercado, talvez devido à perspectiva regulatória cada vez mais desafiadora que Jassy enfrentará.

2. O retorno do Super Mario?

Mario Draghi será convidado pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, a formar o próximo governo da Itália. Se ele concordar, espera-se que forme um gabinete majoritariamente de tecnocratas até as próximas eleições, marcadas para maio de 2023.

Draghi precisará de promessas de apoio dos principais partidos italianos, muitos dos quais o criticaram no passado por promover uma agenda de reformas defendida pela Comissão Europeia. No entanto, a alta posição nos mercados financeiros como ex-presidente do BCE deu um claro impulso aos mercados de ações e títulos italianos, que preferem a ideia de um governo Draghi à luta interna que levou ao colapso do último.

Às 9h55, horário de Brasília, o FTSE MIB subia 2,6%, enquanto o spread entre os rendimentos dos títulos de referência italiano e alemão de 10 anos recuava 10 pontos base para 105, o menor desde 2016.

3. Wall Street deve abrir em alta; Paypal, Qualcomm no radar

Os mercados de ações dos EUA devem abrir em alta mais tarde, embora não com a energia que os levaram a registrar ganhos de mais de 1% na terça-feira (2).

Às 9h55, Dow Jones Futuros caia 0,03%, enquanto o S&P 500 Futuros avançava 0,3% e o Nasdaq Futuros tinham alta de 0,6%.

As ações em foco mais tarde provavelmente incluirão a Alphabet (NASDAQ:GOOG) (SA:GOGL34), que subiu 7,4% no pré-mercado depois de reportar lucros do quarto trimestre bem acima das expectativas, graças aos pesados gastos com anúncios durante a temporada de férias.

A lista de balanços do dia começa com um lote de empresas de ciências da vida e saúde, incluindo Biogen (NASDAQ:BIIB) (SA:BIIB34), AbbVie (NYSE:ABBV) (SA:ABBV34) e Humana (NYSE:HUM) (SA:H1UM34). PayPal (NASDAQ:PYPL) (SA:PYPL34), eBay (NASDAQ:EBAY) (SA:EBAY34), Qualcomm (NASDAQ:QCOM) (SA:QCOM34) e MetLife (NYSE:MET) (SA:METB34) reportam após o fechamento.

4. Relatório de empregos ADP no radar

O aquecimento para o relatório da folha de pagamento mensal acontece às 10h15, com a estimativa para o setor privado em janeiro da ADP.

Os analistas esperam um retorno modesto do crescimento da folha de pagamento, prevendo a criação líquida de 49 mil empregos após uma queda chocante de 123.000 em dezembro. O número refletirá as lutas de muitas empresas em permanecerem abertas durante outra onda de lockdowns para combater o coronavírus.

De madrugada, os dados finais do PMI para a China decepcionaram novamente, enquanto o PMI composto da Zona do Euro foi revisado acima das estimativas iniciais. Há uma onda de palestras do Federal Reserve no decorrer do dia, começando com o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, às 15h, e terminando com Robert Kaplan, de Dallas, às 19h.

5. Estoques da EIA, encontro da OPEP

O governo dos EUA divulgará os dados oficiais de estoque da semana passada, um dia após o American Petroleum Institute relatar uma queda surpreendentemente acentuada de mais de 2 milhões de barris nos estoques de petróleo.

Já os estoques chineses da commodity também caíram para o nível mais baixo em um ano, informou a Bloomberg.

O Comitê Técnico Conjunto da Organização dos Países Exportadores de Petróleo disse na terça-feira que espera que os estoques mundiais caiam para a média de cinco anos até o meio do ano. Esse tem sido o objetivo quantitativo em manter a oferta fora do mercado desde que a pandemia explodiu na primavera passada.

O Comitê Conjunto de Monitoramento Ministerial da OPEP deve decidir contra quaisquer mudanças imediatas na produção quando se reunir posteriormente.

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias