Imposto paulista

ICMS sobe 207% para transações com veículos usados

8 JAN 2021 • POR • 10h44

O percentual de ICMS a ser cobrado em transações com veículos usados passará de 1,80% para 5,53% a partir do dia 15 de janeiro. O aumento de 207% faz parte de uma mini reforma do imposto no Estado de São Paulo implementada pelo Governador João Dória (PSDB).

Centenas de outros produtos serão impactados diretamente pelas mudanças, mas o setor de veículos usados apresenta o maior aumento em relação ao que era cobrado anteriormente, o que deve fazer com que as concessionárias sintam o impacto dessa alteração.

Motivada pela crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19, a mudança na tributação tem como objetivo aumentar a arrecadação de dinheiro para ajuste nas contas de São Paulo.

Segundo o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, "não tem como o setor assumir sozinho esse aumento tributário, isso fará com que, consequentemente, se tenha o repasse do valor à população, que já vem sofrendo com os impactos da pandemia", explica.

O aumento nas alíquotas valerá, segundo os decretos, pelo período de dois anos e ainda não há indicações de que, após o final da vigência, o governo do estado publique um novo decreto restabelecendo os percentuais anteriores.

Com informações da assessoria da Confirp Consultoria Contábil
 

Leia Também

Tecnologia

Dengue: IA detecta que vacinas podem ir para o lixo ou serem ineficazes

6 MAI 2024 • 13h13
Loterias

Prêmio acumulado na Timemania. Ninguém acerta e prêmio vai a R$ 1,15 Milhão. Veja detalhes

3 MAI 2024 • 17h16
Mundo

Escalada de ciberconflitos: como a Rússia mobiliza o ciberespaço contra a Europa

3 MAI 2024 • 15h53
Mundo

Tropas dos EUA e da Rússia Coabitam Base Aérea no Níger em Momento Tensão Global

3 MAI 2024 • 15h36
Ver todas as notícias