LIBRA

Libra afunda para nova mínima de 1 mês com planos de gastos do Reino Unido

29 JUN 2020 • POR Investing.com • 18h13

Por Yasin Ebrahim

Investing.com - A libra caiu em relação ao dólar, para novas mínimas de um mês, na segunda-feira (29), em meio a preocupações com os planos de gastos pós-Brexit do Reino Unido, num momento em que muitos estão preocupados com o fato de que a última rodada de negociações comerciais entre o Reino Unido e a UE provavelmente não trará progresso.

O primeiro-ministro Boris Johnson deve apresentar um plano para acelerar projetos de infraestrutura na terça-feira, alimentando as preocupações dos investidores com o aumento da carga da dívida no país.

A dívida pública do Reino Unido excedeu o PIB pela primeira vez desde 1963, depois que o governo tomou emprestado um recorde de 55 bilhões de libras em maio para financiar seus programas de estímulo fiscal para amortecer o golpe econômico da pandemia, mostraram dados do governo no início deste mês.

Também teme-se que o Reino Unido esteja se preparando para um Brexit sem acordo, depois que um porta-voz do governo confirmou que Johnson estaria "pronto para deixar o período de transição nos termos da Austrália se um acordo (com a UE) não pudesse ser alcançado".

O Reino Unido e a UE retomaram as negociações pós-Brexit na segunda-feira, mas as esperanças de uma resolução sobre questões-chave como política de pesca e o compromisso de "igualdade de condições" na competição estão desaparecendo.

O Reino Unido deixou claro que deseja assumir o controle sobre o acesso a suas águas e seus peixes quando o período de transição do Brexit terminar, em vez de manter-se na Política Comum de Pesca da UE, que estabelece cotas de pesca entre os estados membros.

Embora a UE tenha sugerido que está disposta a se comprometer em algumas questões, o bloco econômico reiterou que não concordaria com nenhuma medida que ameace as quatro liberdades - de bens, pessoas, capital, serviços - do mercado único.

O negociador-chefe do Brexit da UE, Michel Barnier, reuniu-se com seu colega do Reino Unido, David Frost, na segunda-feira, para iniciar as negociações comerciais consecutivas.

"Barnier sinalizou na quarta-feira sua disposição de encontrar um compromisso no campo de jogo e nas questões de pesca", afirmou o Morgan Stanley.

Mas Frost "rejeitou o possível compromisso divulgado na mídia - que o Reino Unido teria o direito de se desviar do campo de jogo da UE, se assim o desejar, mas a UE poderá impor tarifas se isso acontecer", acrescentou.