Exposição explica relatividade e aventura para ver eclipse em Sobral

29 MAI 2019 • POR Agência Brasil • 17h33

"A pergunta que minha mente formulou foi respondida pelo ensolarado céu do Brasil". A frase, de Albert Einstein, se destaca na exposição "O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS", inaugurada hoje (29), no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, para comemorar os 100 anos da expedição que confirmou a Teoria da Relatividade Geral com a observação de um eclipse solar na cidade cearense.

Os cientistas envolvidos na observação buscavam comparar fotos do eclipse com outros momentos e comprovar se o Sol provocava curvas na luz emitida por outras estrelas. As fotos comprovaram a mudança de posição das estrelas no céu sem a luz do sol, o que demonstrou que o físico alemão estava correto. Pesquisadores do Reino Unido vieram ao Brasil para realizar o estudo, que foi acompanhado pelo Observatório Nacional, dirigido à época por Henrique Morize.

Museu de Astronomia inaugurou a exposição Eclipse, que marca a comemoração do centenário da comprovação da teoria da relatividade geral - Tomaz Silva/Agência Brasil