Secretário de Comunicação diz que reforma já tem engajamento popular
28 MAI 2019 • POR Agência Brasil • 18h08O secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten, avaliou hoje (28) positivamente a campanha do governo federal pela aprovação da reforma da Previdência. "A luz dada ao tema da nova Previdência já engajou a população brasileira", disse ao participar de audiência pública na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado. Segundo ele, há boa vontade dos veículos de comunicação em explicar a importância da reforma à população.
Wajngarten citou a participação de quase 35 minutos do presidente Jair Bolsonaro, no Programa Silvio Santos, em que o tema foi um dos destaques. Outra participação de Bolsonaro destacada pelo secretário foi no programa do jornalista Milton Neves, na Rádio Bandeirantes. A estratégia de popularizar o assunto vai continuar na agenda de Bolsonaro, que ontem (27) gravou também participações nos programas de outros apresentadores do SBT, como Ratinho e Danilo Gentili. "Temos planejado outras manifestações em outros programas", adiantou Wajngarten. Segundo ele, o governo está investindo R$ 37 milhões na campanha da nova Previdência.
Distribuição de verbasWajngarten destacou aos senadores que a comunicação direta com cidadão e o amplo interesse social estão entre os pilares da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Ele ressaltou que o direcionamento de verbas da pasta não tem influência de questões ideológicas e garantiu transparência em relação à verba de publicidade. "Tenho relacionamento com inúmeros sócios, inúmeros proprietários de veículos, quase todos. E não tenho preconceito com ninguém e não vou deixar perpetuar este preconceito em quem quer que seja aqui em Brasília", afirmou ao defender que o governo tem que falar e investir em "todo mundo", alicerçado nos mais rígidos critérios técnicos.
UnificaçãoO secretário também foi perguntado se há interferência de Carlos Bolsonaro, filho do presidente, na comunicação do governo. "Não noto essa ingerência dos filhos. O presidente deu à Secom liberdade total para a gente trabalhar tecnicamente", ressaltou.
Para Wajngarten, os ministros precisam ter discursos mais unificados. Nesse sentido, ele lembrou que, na semana passada, durante reunião da equipe de governo com o presidente no Palácio da Alvorada, o mote de sua apresentação foi que ministros fortes resultariam em um ministério forte, em um presidente forte e em um Brasil vencedor. "Estou convicto de que todos têm que falar a mesma língua", completou.
EBCO secretário também falou sobre os planos para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Segundo ele, a empresa precisa se modernizar no sentido de se adequar à evolução tecnológica. "Estamos mapeando tudo que pode ser feito e otimizando para a tornar a EBC muito competitiva de um jeito que o Erário seja totalmente otimizado", destacou.