Arte e música têm espaço garantido em instituto de tecnologia na Índia

7 MAI 2019 • POR Agência Brasil • 17h53

Em meio aos estudos de cálculos, sistemas eletrônicos e inovação, os alunos do Instituto de Tecnologia Dr. Ambedkar, em Bangalore, na Índia, também têm espaço para o aprendizado das artes.

Para complementar o currículo, os estudantes interessados podem fazer aulas de música carnática – um dos subgêneros da música clássica indiana, baseada no canto.

Habilidades como resolução de problemas, criatividade e empatia são estimuladas entre os alunos. Na avaliação da professora Bhagyashree Chandrashekar, responsável pelas aulas de música carnática, os estudos musicais podem contribuir para desenvolver essas aptidões.

“Aprender a música carnática é aprender o poder da paciência, da concentração, de criar, recolher, reconstruir e desenvolver. Todas, boas qualidades humanas”, destaca a professora.

Bangalore (Índia) - Fundado em 1989, o Instituto de Tecnologia Dr. Ambedkar é uma instituição autônoma que conta com financiamento do estado de Karnataka - Mariana Tokarnia/Repórter da Agência Brasil"A engenharia tem que permitir que você tire o que está na sua cabeça e execute”, disse o professor aposentado Peter Martin Jebaraj, que acompanhou a missão técnica - Mariana Tokarnia/Repórter da Agência Brasil