Brumadinho: o que se sabe até agora sobre a tragédia

3 FEV 2019 • POR Agência Brasil • 19h06

As buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho (MG) entraram hoje (3) no décimo dia. As causas do rompimento da barragem da Vale que integra a Mina do Feijão estão sendo investigadas. Da mesma forma, a extensão dos danos ambientais e socioeconômicos ainda é desconhecida, embora já estejam em curso iniciativas voltadas para identificar os prejuízos e alguns dados preliminares já tenham sido divulgados. Com base nas informações tornadas públicas, a Agência Brasil reuniu o que já se sabe acerca da tragédia.

Mortos

De acordo com o último balanço da Defesa Civil de Minas Gerais, 121 pessoas morreram e 226 estão desaparecidas, grande parte são empregados da Vale. Os rejeitos soterraram um refeitório e também uma área administrativa da mineradora. Os trabalhos de busca não têm data para acabar e são coordenados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, mas as chances de encontrar sobreviventes vão se reduzindo a cada dia. O governo federal recebu ajuda de tropas de Israel.

Equipes de resgate buscam por vítimas da tragédia em Brumadinho  -Adriano Machado/Reuters/Direitos ReservadosCausas do rompimento da barragem em Brumadinho estão sendo investigadas - Reuters/Adriano Machado/Direitos ReservadosHelicóptero de resgate sobrevoa Rio Paraopeba atingido pelo rompimento de barragem de rejeitos de mineração - Adriano Machado/Reuters/Direitos reservadosO presidente da Vale, Fabio Schvartsman - Valter Campanato/Agência Brasil