Fed

Ata do Fomc: Fed pondera ajustes em programa de recompra para manter recuperação

25 NOV 2020 • POR Investing.com • 19h06
BrokenSphere

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com - O comitê de política monetária do Federal Reserve expressou querer manter o apoio à retomada econômica enquanto a pandemia continuar a promover incertezas no cenário, mas que ajustará ritmo de compra de ativos, se necessário, apontou a ata da última reunião do comitê do banco central americano nesta quarta-feira (25).

Em 5 de novembro, o Fomc, como é conhecido o comitê, manteve o intervalo da taxa de juros do país entre 0% e 0,25%, assim como o programa mensal de recompra de títulos em US$ 120 bilhões.

O programa foi responsável por diminuir os custos de empréstimo para negócios e continua a fortalecer a economia durante a pandemia.

Nas últimas semanas, o senso de urgência em aumentar a oferta de liquidez foi fortalecida após o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, declarar que ele iria deixar vencer no final do ano o programa emergencial de empréstimos do Fed, iniciado no auge da pandemia, em março.

“A decisão unilateral do secretário do Tesouro Mnuchin de fazer com que o programa de empréstimos termine em 31 de dezembro, apesar de objeções do Fed, aumenta as chances do Fomc de querer incrementar o programa de recompra de ativos”, disse a Pantheon Macroeconomics em nota.

A decisão de Mnuchin foi amplamente criticada por acontecer justamente em meio à chegada da segunda onda de Covid-19 no país, com alguns estados adotando medidas de lockdown que devem atrasar a recuperação econômica.

Ainda assim, as expectativas para mais ajuda fiscal cresceram após relatos de que o presidente eleito Joe Biden deve nomear a ex-presidente do Fed, Janet Yellen, como secretária do Tesouro.

Durante o mandato no banco central americano, Yellen era vista como pró-estímulos e, se de fato indicada, é amplamente esperado que ela mantenha as medidas fiscais de ajuda.

Secretários do Tesouro, no entanto, não têm controle direto sobre a política fiscal. A ex-presidente do Fed precisará lidar com um Senado dominado pelo partido Republicano para manter as opções de ajuda fiscal em aberto.

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias