Mercado de seguros clima

Os riscos das chuvas de verão e as garantias do mercado segurador

16 NOV 2020 • POR Marcelo Augusto Pereira • 13h14

Com o passar do tempo, temos percebido e sentido cada vez mais as consequências negativas das ações humanas contra a natureza, o que tem provocado importantes mudanças climáticas. A principal causa, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), tem sido a liberação na atmosfera de gases altamente poluentes, por conta da produção de petróleo, gás, carvão e outros combustíveis fósseis, dentre vários fatores.

Dessa forma, pelo fato de muitos líderes mundiais não estarem cumprindo com os compromissos firmados para a redução e controle das principais causas dessas alterações, toda a população mundial vem sofrendo com o desequilíbrio ambiental, o que tem provocado ondas de calor, secas, inundações, tempestades de inverno, furacões e incêndios florestais.

Aqui no Brasil, principalmente quando nos aproximamos da estação do verão no hemisfério Sul, os períodos de chuvas se tornaram cada vez mais irregulares e preocupantes. A consequência dessa irregularidade climática, aliada à nossa histórica falta de infraestrutura e saneamento básico na maioria das cidades brasileiras, tem provocado grandes infortúnios e calamidades decorrentes dessa irresponsabilidade global.