bolsa e ativos

Biden eleito: bolsa e ativos de maior risco se beneficiam com vitória de democrata, diz RB Investimentos

9 NOV 2020 • POR Redação SpaceMoney • 16h29

Volatilidade menor e comportamento político mais previsível são duas possíveis tendências norte-americanas ao longo dos próximos quatro anos com a vitória de Joe Biden. O democrata foi declarado novo presidente dos Estados no último fim de semana e deve assumir a Casa Branca em 20 de janeiro. É o que indica uma análise divulgada nesta segunda-feira (09) pela RB Investimentos. A corretora diz que esse cenário deve favorecer diretamente as bolsas de valores e ativos de maior risco.

As perspectivas econômicas e políticas dependem ainda da conclusão das eleições no senado norte-americano, atualmente com maioria republicana. O documento aponta que governos divididos apresentam resultados menores de crescimento econômico.

De acordo com o levantamento do JP Morgan Asset citado pela RB, com o cenário de vitória de Biden com um eventual Senado republicano, “o S&P 500 deve ter um retorno que gire perto de 7,8% ao ano, e o PIB deve subir 2,8% no trimestre anualizado”. 

Caso o cenário oposto se concretize e haja hegemonia democrata no Executivo e Legislativo, o retorno médio seria de 9,8% do S&P 500, que é um dos principais índices acionários dos EUA, e de 4% do PIB.