Vale

Vale oscila com ajuste pós feriado e queda no preço do minério na China

13 OUT 2020 • POR Investing.com • 13h59

Por Gabriel Codas, da Investing.com - No começo da tarde desta terça-feira na bolsa paulista, as ações da Vale (SA:VALE3) operam com leve valorização. Os papéis iniciaram a sessão com perdas, acompanhado a desvalorização do preço do minério de ferro no exterior e também uma correção pelo feriado da véspera.

Por volta das 13h55, os ativos da Vale somavam 0,45% a R$ 61,88.

Em nota, o Bradesco BBI destaca que a demanda chinesa por minério de ferro permaneceu forte em setembro, sustentada pela robusta produção doméstica de aço. Os analistas destacaram que o fornecimento de minério de ferro do Brasil começou a aumentar nos últimos meses e volumes maiores começaram a chegar ao mercado chinês

A jornada desta terça-feira foi marcada por um movimento negativo para os preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China. O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento para janeiro do próximo calendário, perdeu 1,57% para 813,00 iuanes por tonelada, o que representa perdas de 13,00 iuanes em relação aos 826,00 iuanes de liquidação da véspera.

No mesmo sentido, o fechamento da semana de negócios teve como principal característica as quedas nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato com mais liquidez, com entrega para o mês de janeiro de 2021, recuou 9 iuanes para 3.628 iuanes por tonelada, enquanto que o de outubro deste ano, avançou 8 iuanes para 3.630 iuanes para cada tonelada.