latam

Latam tem até 29 de janeiro para apresentar plano de recuperação; ações recuam

2 OUT 2020 • POR Investing.com • 18h33

Por Gabriel Codas, da Investing.com - Nesta sexta-feira, na bolsa de Santiago, as ações da Latam tiveram leve queda. A Justiça dos Estados Unidos estipulou o dia 29 de janeiro como prazo para o grupo apresentar o seu plano de recuperação judicial aos credores. A janela foi dada pelo juiz James L. Garrity Jr., da corte de falência de Nova York, em documento com data de 29 de setembro.

Desta forma, ao final do pregão, os ativos da Latam perderam 0,66% a 1.192,30 pesos chilenos.  

Diante de uma rejeição durante assembleia com credores, o juiz apontou o dia 23 de março de 2021 como prazo para os credores apresentarem uma contraproposta para o plano.

Após disputas com minoritários e um revés da Justiça dos Estados Unidos, a Latam recebeu aprovação, no dia 18 de setembro, para a proposta de financiamento modificada, dentro do processo de recuperação judicial (Chapter 11). No total, a empresa conseguiu levantar US$ 2,45 bilhões, fundamentais para o grupo atravessar a crise provocada pela pandemia de covid-19.

A advogada da área de insolvência e reestruturação do KincaidMendes Vianna Advogados, Ana Carolina Monteiro, explicou que o calendário imposto é uma etapa natural do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos.

"Depois da aprovação do DIP (mecanismo de financiamento que dá aos credores que emprestaram o dinheiro a prioridade para receber os pagamentos no processo), agora a próxima fase é a apresentação do plano de recuperação. Ele consiste em um plano de viabilidade econômica onde a empresa vai apontar tudo que ela vai fazer para se reestruturar".