Ibovespa governo

Ibovespa recua quase 2% após anuncio do governo de programa com financiamento controverso

28 SET 2020 • POR Investing.com • 15h13

Por Leandro Manzoni, da Investing.com - O Ibovespa reverteu a alta acima de 1% do início da sessão, influenciada pelo apetite ao risco no exterior, e passa a ter uma forte queda após o governo anunciar o novo programa de transferência de renda com financiamento controverso.

O Renda Cidadã, programa a ser criado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro em substituição ao Bolsa Família, será custeado com a verba do próprio Bolsa Família, com a sobra de recursos após o pagamento de precatórios e ainda com uma pequena fatia da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), afirmou o senador Marcio Bittar (MDB-AC).

Na entrevista coletiva na porta do Palácio da Alvorada, com a presença de Bolsonaro, ministros e líderes, Bittar disse que houve um "consenso" e o presidente deu sinal verde para fechar a proposta do Renda Cidadã.

"Ter como uma das fontes de financiamento do Renda Cidadã a rolagem dos pagamentos de precatórios é uma questão controversa juridicamente", avalia os analistas políticos da XP Investimentos em nota enviada a clientes. "A mudança do texto constitucional é possível via PEC, mas pode haver resistência do Supremo apoiada nos princípios de validade das determinações judiciais e insegurança jurídica", continuam.

Diante desse quadro, os investidores aumentam o prêmio de risco fiscal, pois o uso de recursos para financiar o pagamento de precatórios contorna a regra do teto de gastos - uma super-âncora fiscal que visa limitar o aumento dos gastos públicos e potencializa a redução da taxa básica de juros -, ou seja, é uma forma de elevar os gastos por fora da regra fiscal.

Com isso, por volta das 14h49, o Ibovespa recuava 1,97% a 95.089 pontos após subir mais de 1% na abertura e chegar a acima de 98 mil pontos no melhor momento do dia. O risco fiscal contamina o preço do dólar em real, com a cotação subindo 1,88% a R$ 5,6644. A moeda americana abriu em baixa e chegou a mínima de R$ 5,5135 no melhor momento do dia.

Apesar do desempenho negativo, papéis de bancos evitavam uma queda ainda maior do índice. Units do Santander (SA:SANB11) subiam cerca de 3%, enquanto ações do Bradesco (SA:BBDC4) ganhavam 0,25% e do Banco do Brasil (SA:BBAS3) subiam 0,92%.

Em Nova York, os três principais índices de Wall Street operavam com alta acima de 1%. S&P 500 avançava 1,72%, Dow Jones subia 1,83% e Nasdaq tinha alta de 1,57%.