ESG natura

ESG tem ganhado importância estratégica nos negócios; Natura se destaca

15 SET 2020 • POR Investing.com • 16h56

Por Ana Julia Mezzadri, da Investing.com - O conceito “Environmental, Social and Governance” (“ambiental, social e governança”, em tradução livre), mais conhecido por sua sigla ESG, tem ganhado cada vez mais importância entre as empresas. Além disso, tem tido cada vez mais peso como fator de decisão na alocação de recursos financeiros, aumentando a pressão para que as companhias adotem medidas de governança que respeite os preceitos do ESG.

Segundo a XP Investimentos em relatório publicado na última terça-feira (8), atualmente, mais de US$ 30 trilhões em ativos sob gestão são gerenciados por fundos com estratégias sustentáveis em todo o mundo.

Também no Brasil essa tendência vem crescendo. Com o aumento do peso desses fatores na opinião pública, as empresas estão tendo de adotar práticas melhores. Além disso, a regulação também força a adoção. Finalmente, “a ESG tem sido um sinal particularmente eficaz de ‘alfa’, ou seja, de geração de retorno acima do mercado, nos últimos anos”, diz o relatório da XP.

Essa tendência tem se espalhado por diversos setores. Em relatório sobre o setor de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal distribuído na última segunda-feira (14), a UBS afirma: “As empresas do setor do Brasil reiteraram seu comprometimento com produtos naturais, responsabilidade social e a proteção do bioma brasileiro. Isso é chave para seus objetivos locais e internacionais".