BIG MAC

Big Mac mais caro do mundo é o brasileiro

5 JUL 2020 • POR Ian Alves • 20h16

Dois hambúrgueres, alface, queijo e molho especial, cebola e picles num pão com gergelim. Certamente você conhece o Big Mac, sanduíche carro-chefe do McDonald's. Mas você já ouviu falar do Índice Big Mac? Tem algum palpite de por que uma plataforma sobre economia está falando disso? Vem cá que a gente explica. 

O índice foi criado em 1986 pela The Economist, publicação tradicional britânica, com o nome "Big Mac index", em inglês. Em resumo, ele se baseia no preço que um Big Mac custa em determinadas regiões para comparar o poder de compra entre os locais. 

Para sua elaboração, a The Economist levou em conta que o McDonald's, maior rede de lanchonetes do mundo, é conhecida pela consistência de seu cardápio, presente em 119 países. 

Ainda que a rede tenha itens especiais em alguns lugares (como o "McLagosta", no Canadá e na França; ou até o Cheddar McMelt, no Brasil), itens como os "McNuggets", as batatas fritas e o próprio BigMac estão no cardápio fixo de quase todos os MCs do mundo; e são feitos com os mesmos ingredientes e métodos. Ou seja, têm um custo de produção semelhante. 

Por outro lado, despesas que variam muito entre as regiões, como aluguel e salário médio dos funcionários, também influenciam nos preços dos sanduíches — uma das imperfeições do índice.