Tape reading

O que é tape reading?

15 JUN 2020 • POR Carolina Unzelte • 17h27

Para entender o que é tape reading, puxe na memória os filmes que mostram a gritaria que era a bolsa de valores na época do pregão viva-voz. Em tradução livre, a expressão significa leitura de fita -- isso porque, ainda no século XIX, os negócios eram transmitidos por uma máquina, que imprimia uma lista comprida, lida pelos investidores. Ela registrava o horário das compras e vendas que aconteciam com determinado ativo. 

"Naquela época, havia um intervalo grande entre o negócio em si e o registro na fita, mas era como os investidores visualizavam as negociações em 'tempo real'", conta Juliano Freitas, fundador do TraderHub. "Hoje, é quase instantâneo".

Mas, para que serve essa leitura hoje? Com base no volume e frequência das transações, os investidores podem achar oportunidades. "Lendo o histórico dos negócios, é possível filtrar uma entrada institucional, mais agressiva, e consolidar uma janela de entrada", explica Juliano. Assim, a técnica do tape reading é utilizada, geralmente, por traders que visam lucro no curto prazo. 

Por exemplo: observando os movimentos de compra e venda, identifica-se que há muitas ordens de compra para uma determinado ativo -- ou seja, os preços tendiam a subir. Assim, você pode adquirir também o papel, na esperança de valorização futura. 

Assim como outras estratégias, o tape reading apresenta melhores resultados quando utilizado em conjunto com outros métodos, como a análise técnica. "Ele também envolve aspectos mais subjetivos", explica Juliano. "Como o treinamento visual, feeling, para entender rapidamente se a tendência é compradora ou vendedora".