quinta, 28 de março de 2024
Fique atento

Confira os assuntos que podem movimentar o mercado nesta terça-feira (9)

PEC dos Precatórios, inflação do produtor nos EUA e mais destaques

09 novembro 2021 - 07h52Por Redação SpaceMoney

Quer saber quais são as principais notícias que podem influenciar o mercado hoje? Um balanço das principais bolsas mundiais? Como o dólar fechou? Confira:

Balanço das bolsas

O Ibovespa fechou próximo a estabilidade nesta segunda-feira (8), em meio a preocupações relacionadas ao avanço da PEC dos Precatórios e a forte recuperação da Vale (VALE3).

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa teve queda de 0,04%, a 104.824 pontos. O giro financeiro foi de R$ 23,3 bilhões.

Nos Estados Unidos, as bolsas de Nova York fecharam em alta após a aprovação do pacote de gastos em infraestrutura no país. Os três índices (Dow Jones, Nasdaq e S&P500) tiveram recordes históricos.

Na Europa, os índices sem sinal único, com alguns apoiados por ações ligadas a commodities, apesar de dados da balança comercial da China ter reduzido o ímpeto dos investidores no continente.  

Por fim, na Ásia, as bolsas fecharam o pregão mistas, com investidores digerindo dados da balança comercial chinesa e do mercado de trabalho dos Estados Unidos.

Dólar

O dólar fechou em alta nesta segunda-feira, com investidores atentos à PEC dos Precatórios e a agenda de indicadores econômicos norte-americanos desta semana.

A moeda teve valorização de 0,39%, cotado a R$ 5,5410. Com o resultado, o dólar acumula queda de 1,89% no mês e alta de 6,82% no ano.

Veja os assuntos mais importantes:

PEC dos Precatórios

Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que o texto será votado em segundo turno nesta terça-feira. No entanto, é provável que a proposta tenha que esperar pelo julgamento do STF sobre o pagamento das emendas usadas para negociar votos a favor da PEC.

O julgamento do STF sobre esse caso está marcado para hoje e amanhã.

Inflação ao produtor dos EUA

O PPI, índice norte-americano de inflação ao produtor, será divulgado por volta das 10h30 desta terça. O dado ajuda os investidores a entenderem como está a economia dos Estados Unidos.

Temporada de balanços

Nesta terça, é aguardado os resultados corporativos do terceiro trimestre das seguintes empresas: Aeris (AERI3), Alupar (ALUP11), Braskem (BRKM5), BTG Pactual (BPAC11), Carrefour Brasil (CRFB3), Localiza (RENT3), Mater Dei (MATD3), Mitre (MTRE3), Mobly (MBLY3), MRV (MRVE3), Raia Drogasil (RADL3), Santos Brasil (STBP3), Sequoia (SEQL3) e Vulcabras (VULC3).

*Com informações da Investing.com, Reuters, Estadão e UOL