quinta, 28 de março de 2024
SpaceNow

Confira os assuntos que podem influenciar o mercado nesta sexta-feira (27)

Bolsas fecham à espera do Fed, autonomia do Banco Central, investidores preocupados com crise hídrica e mais destaques

27 agosto 2021 - 07h13Por Redação SpaceMoney

Quer saber quais são as principais notícias que podem influenciar o mercado hoje? Um balanço da principais bolsas mundiais? Como o dólar fechou? Confira:

Balanço das bolsas

O Ibovespa fechou a quinta-feira (26) em queda de 1,73%, a 118.723 pontos e volume negociado de R$ 26,7 bilhões. O índice acompanhou o dia negativo em Wall Street no aguardo de uma direção do Federal Reserve, além de indicadores importantes nos EUA, como a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) e dados de auxílio desemprego. Por aqui, há muitas preocupações em relação a crise hídrica e seu impacto na inflação.

Na Europa, as ações seguiram o mesmo caminho, fechando em queda após dados mostrarem tropeço no sentimento do consumidor alemão em meio à alta dos casos de Covid-19, enquanto os investidores se preocupavam com a política monetária dos Estados Unidos antes de discurso do chair do Federal Reserve na cúpula de Jackson Hole.

Nesta sexta-feira, as bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única com investidores à espera de novos sinais sobre o futuro da política monetária do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA.

Dólar

O dólar comercial fechou em alta de 0,87%, cotado a R$ 5,2566, em dia que a moeda norte-americana ganhou espaço e as bolsas de valores recuaram no aguardo ao discurso do chefe do banco central do país, Jerome Powell, nesta sexta-feira.

Na semana, a moeda acumula queda de 2,38%. No mês, sobe 0,90%. Já no ano, a valorização é de 1,34% em comparação ao real.

Veja os assuntos mais importantes:

STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira (26) a validade da lei aprovada pelo Congresso Nacional que instituiu a autonomia do Banco Central, que havia sido questionada em ação movida pelo PT e pelo PSOL.

Em momento que o país enfrenta uma pressão inflacionária, a maioria do colegiado do STF se posicionou a favor da norma. Ao todo, oito ministros votaram para conferir autonomia ao BC: Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luiz Fux, presidente da corte.

- Crise hídrica

O presidente Jair Bolsonaro reforçou nesta quinta-feira que o Brasil enfrenta uma crise hídrica e afirmou que o país está "no limite do limite", e pediu que as pessoas ajudem a economizar energia elétrica.

"Tenho certeza que você pode apagar um ponto de luz na sua casa", disse Bolsonaro em sua transmissão ao vivo semanal em redes sociais. "Apague um ponto de luz na sua casa".

- Leilão do 5G

Em comunicado nesta quarta-feira (25), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que já deu início aos trabalhos internos para analisar as determinações do Tribunal de Contas da União (TCU) para o edital do leilão do 5G.

De acordo com a agência, o objetivo é “endereçar os ajustes com celeridade para atender as expectativas da sociedade com a chegada da nova geração de internet móvel”.

A Anatel não informou os prazos de tramitação, no entanto, afirmou que os próximos passos serão definidos a partir da notificação formal do TCU.

- Fed

O amplamente aguardado discurso do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, na conferência econômica de Jackson Hole, na sexta-feira, provavelmente oferecerá algumas novas dicas sobre quando o banco central dos Estados Unidos pode começar a reduzir suas compras maciças de ativos, disseram analistas.

*Com informações da Investing.com, Reuters e Estadão