segunda, 06 de dezembro de 2021
SpaceDica

Quem é quem em um fundo de investimento?

05 setembro 2020 - 15h30Por Redação SpaceMoney

Quem é quem em um fundo de investimento? Eles são comparáveis a condomínios: uma reunião de pessoas que dividem espaços e objetivos em comum. Assim como essas propriedades residenciais têm seus personagens, como síndicos, esses produtos financeiros têm gestores, administradores, custodiantes e distribuidores. 

Nessa SpaceDica, você vai entender o papel de cada um deles e como cada um cuida do sua aplicação em fundos. 

1. Gestor

O gestor de um fundo, também chamado de asset manager, é quem vasculha o mercado por boas oportunidades de investimento, de acordo com os objetivos do produto. A partir de análises macro e microeconômicas, ele garante uma carteira balanceada. 

Quer saber qual o melhor fundo de investimento para você? Fale com um especialista SpaceMoney

Dependendo do tipo de fundo de investimento, o gestor pode ser passivo ou ativo. Na primeiro tipo, esse profissional apenas compra ativos presentes em um índice de referência do produto -- como o Ibovespa, por exemplo. Já na gestão ativa, as escolhas do gestor são mais livres e não há obrigação de seguir um referencial. 

2. Administrador

Essa é a instituição que aprova o regulamento do fundo de investimento. Isso significa que as políticas de investimento, objetivo e outras características do produto passam pelo crivo dessa pessoa jurídica. 

Além disso, é ao administrador a quem os cotistas recorrem em caso de reclamações ou esclarecimentos. O contato periódico com atualizações sobre o fundo, como o envio de informativos, também é função dessa entidade.

O administrador também é responsável pela contratação de um auditor independente e registrado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), para que ele verifique anualmente as demonstrações contábeis do investimento. 

3. Custodiante

Quando você investe em um fundo, não compra diretamente o ativo no qual ele aplica, certo? Dessa forma, o custodiante é quem detém os objetos no qual aplicamos. Isso significa que é ele quem envia informações para gestores e administradores.

Esse personagem faz a ponte entre investidores e a central depositária 一 onde são registrados ativos. Por exemplo, a central depositária das ações brasileiras é a B3, nossa bolsa.  

4. Distribuidor

Já o distribuidor é a instituição responsável por levar o fundo até o investidor. Isto é, corretoras, bancos ou até mesmo o próprio administrador. 

Isso significa apresentar o produto e vender cotas. Esse processo inclui traçar o perfil de risco dos investidores, para garantir que o fundo está de acordo com ele. Além disso, está sob responsabilidade do distribuidor manter as informações dos clientes atualizadas, bem como verificar informações pessoais de novos cotistas.

 
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content